PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Argentina

Argentina deve aumentar percentual de biocombustível no diesel


Poder 360 - 15 jun 2022 - 11:40

A Argentina deve aumentar o percentual de biodiesel na mistura do diesel automotivo para driblar a escassez de combustível que atinge diferentes regiões do país. A medida deve durar 60 dias. As informações são do jornal argentino La Nacion.

De acordo com a reportagem, a participação do biodiesel na mistura deve subir de 5% para 12,5%. No ano passado, a lei dos biocombustíveis reduziu a mistura de 10% para 5%.

As províncias argentinas enfrentam problemas de abastecimento de diesel há mais de 2 meses. Um estudo feito pela FADEEAC (Federação Argentina de Entidades Empresariais de Transporte de Carga) de 25 de maio a 5 de junho mostra que 19 províncias têm problemas de abastecimento, das quais 14 têm muito pouca ou nenhuma oferta nos postos de combustíveis.

Segundo a Câmara Argentina de Biocombustíveis (Carbio), o aumento da parcela de biocombustível no diesel irá aumentar a oferta de combustível nas bombas. “O histórico de utilização de corte nacional de 10%, bem como as experiências de outros países com cortes de até 20%, e o uso de biodiesel puro nas frotas argentinas de transporte público de passageiros e carga, mostram a capacidade técnica de biodiesel para substituir o diesel no transporte, além de sua contribuição para a melhoria da saúde pública e do meio ambiente”, disse a entidade.

Sem a oferta do combustível, os produtores argentinos temem perder a colheita. Com a escassez do combustível e os impactos da guerra na Ucrânia, o custo do frete aumentou o que tem imposto dificuldades para o escoamento da produção.