PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Argentina

Apesar de problemas produção de biodiesel na Argentina continuou forte


BiodieselBR.com - 10 set 2012 - 15:28
argentina producao_1_100912
No início do mês foram divulgados os dados oficiais da produção de biodiesel referente ao primeiro semestre de 2012 no país. Nos primeiros seis meses do ano foram produzidos pouco mais de 1,4 milhão de toneladas de biodiesel. Isso representa aumento de 27,3% em relação ao mesmo período em 2011. Os números são de responsabilidade do ForoPaís – organização sem fins lucrativos especializada no acompanhamento de dados da agroindústria argentina.

Esse é um resultado importante, mas que pode não se repetir em função da sucessão de revezes que a indústria do país vizinho vem recebendo nos últimos meses. Em poucos meses, o país foi escorraçado do mercado espanhol e vai ser investigado por prática de dumping pela União Europeia. 

Apesar disso, as usinas argentinas continuam a dominar as exportações mundiais de biodiesel com 60% do comércio em suas mãos. Isso os coloca a frente dos Estados Unidos e Indonésia como principais fornecedores globais do biocombustível. Pelo menos por enquanto, os efeitos esperados do bloqueio espanhol ainda não foram sentidos. 

O capítulo mais recente também ainda não apareceu nas estatísticas. Em 10 de agosto, foram anunciadas a elevação dos impostos nas exportações e a redução no preço pago pelo biodiesel no mercado interno.

Renata Alves – BiodieselBR.com