PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Conferência BiodieselBR 2020

[CBBR 2020] O futuro do setor de biodiesel


BiodieselBR.com - 26 nov 2020 - 15:07

Dizer que o ano de 2020 está sendo bastante complicado chega a ser eufemismo. Como o diretor de redação de BiodieselBR.com disse em sua fala na abertura da Conferência BiodieselBR 2020, “este foi o pior ano para o setor de biodiesel em toda sua história”. Mas essa tormenta também vai passar e o setor precisa, o quanto antes, começar a discutir os grandes desafios que terá pela frente nos próximos anos.

Esse foi o objetivo do painel 1 da Conferência BiodieselBR 2020. Com o tema “O futuro do setor de biodiesel depois de um ano de pandemia”, o debate reuniu os presidentes das três maiores entidades representativas do setor de biodiesel – Abiove, Aprobio e Ubrabio – e o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), José Mauro Ferreira.

De acordo com José Mauro, “o Brasil está passando por uma série de transformações” que inclui – entre outras – também a tão falada transição energética. “Tudo isso coloca desafios sobre políticas públicas relacionadas não só ao biodiesel como a vários outros setores”, diz comentando que a tão aguardada reforma tributária está no horizonte e pode ter efeitos profundos sobre toda a economia brasileira.

Entre as transformações mais profundas que estão a caminho do setor de combustíveis especificamente está a venda das refinarias da Petrobras. Até hoje, a petroleira conta com um virtual monopólio do refino no Brasil. Isso deve mudar nos próximos ano quando ela vender cerca de 50% de sua capacidade de refino. “Está na visão do governo de ter um setor de refino mais plural e dinâmico”, afirma.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR