PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Técnicos da Emater participam de qualificação para cultura do dendê


Agência Pará - 25 mai 2010 - 15:12 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:13

Com um investimento inicial de quase R$ 300 mil, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), começou na segunda-feira (24) o primeiro módulo do Programa de Qualificação de Agentes da Assistência Técnica e Extensão Rural para a Cultura do Dendê na Região Amazônica, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Oriental, com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). A iniciativa é parte do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), do governo federal.

São 40 alunos de oito instituições públicas e privadas, como Petrobras e Agropalma. As aulas, que se estendem até quinta-feira (27), acontecem na sede da Embrapa, em Belém. Do curso total, que compreende carga de 176 horas divididas em cinco etapas, o primeiro e o segundo módulos, programados para durar até começo de julho, são ministrados por especialistas da Emater - entre eles o diretor técnico Raimundo Ribeiro, que proferiu a palestra de abertura sobre o tema "Agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável na Amazônia".

"Em meio a diversas crises, como a energética e a do esvaziamento do campo, o agricultor familiar tem que ter a percepção clara de que sua prática é também responsável pela conservação dos recursos naturais, pelo fortalecimento do patrimônio cultural e pela qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. O dendê, para ser sustentável e agroecológico, tem que compor com o que já está dentro da propriedade, e não se tranformar em monocultura. O que o governo do Estado e o governo federal querem é inclusão social, desenvolvimento regional, geração de emprego e renda, respeito ambiental e sustentabilidade", explicou Ribeiro.

Os 12 extensionistas da Emater que estão se qualificando representam sobretudo a região do Tocantins, onde a empresa tem desenvolvido projetos específicos em pelo menos 10 municípios, com envolvimento de 3.200 agricultores familiares. Desde o ano passado o dendê foi incluído na linha de crédito para investimento em energia renovável e sustentabilidade ambiental do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Segundo a coordenadora de Logística da Qualificação da Embrapa, Mazillene Borges, ao final do curso os qualificados "se tornarão prontos para trabalhar na cultura do dendê, auxiliando os agricultores familiares interessados em desenvolver a atividade de modo socialmente includente e ambientalmente responsável", disse ela.

Ascom/Emater

Tags: Dende Palma