PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Em Foco

SP Bio deve iniciar a produção de biodiesel em Sumaré em janeiro


DCI - Diário Comércio e Indústria - 21 nov 2007 - 09:45 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Com investimentos de R$ 20 milhões, deve começar a operar em janeiro de 2008, em Sumaré, na região metropolitana de Campinas, a SP Bio Indústria e Comércio de Biodiesel. A usina só aguarda laudo definitivo da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) que autoriza as operações no local. De posse do documento, ainda será necessário registro na Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Assim que der início às operações, a empresa terá capacidade para produzir, em média, 40 milhões de litros de biodiesel ao ano. Contudo, até julho de 2008, está prevista ampliação das instalações produtivas, com investimentos de R$ 15 milhões, elevando para 100 milhões de litros ao ano. A produção será toda automatizada. Com a atual mistura de 2% de diesel, o País precisa da produção de 800 milhões de litros ao ano. A usina fará o beneficiamento da soja para a produção do combustível. O biodiesel substitui o óleo diesel, sem necessidade de realizar alteração na mecânica do veículo.

Postos de trabalho

Hoje, a usina já emprega 20 trabalhadores diretos e com o início das atividades a previsão é dobrar o número de postos de trabalho. A usina funcionará nas dependências da antiga KomaKibe, às margens da linha férrea, região central da cidade.

Segundo o secretário de Finanças de Sumaré, Luis Carlos Luciano, a operação da usina deve aumentar a fatia do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) repassada para o município, além de significar um avanço na questão ambiental.

Milton paes