PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Soja-mansa: a nossa mentira de 1º de abril


BiodieselBR.com - 03 abr 2011 - 17:34 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

O site BiodieselBR.com publicou no dia 1º de abril uma notícia informando que a empresa Hoax Brasil e o pesquisador Gene T. Icista cruzaram a soja com o pinhão-manso e criaram uma nova espécie: a soja-mansa. A planta que poderia fazer o Brasil produzir 171 bilhões de litros de óleo estaria incomodando a indústria de petróleo. A notícia tratou-se apenas de uma brincadeira de 1º de abril.

Como esperado, o texto gerou vários comentários dos leitores. A maioria teve reação bem humorada, percebendo que se tratava de uma tradicional mentira de 1º de abril.

Aos mais crédulos, resta informar que a empresa Hoax Brasil não existe, nem os pesquisadores e entrevistados na ‘reportagem’. Hoax é sinônimo de mentira.

Cumprimentamos o site Rural Centro por não ter percebido a brincadeira e reproduzido a notícia na íntegra.

Diversas revistas e jornais conceituados do mundo todo constumam inventar informações no dia 1º de abril. A ação é muito mais comum na Europa e nos EUA, mas começa a ganhar adeptos no Brasil. A Rede Globo colocou no ar, no dia 1º, o programa Globo Esporte interamente com brincadeiras, satirizando grandes clubes do futebol nacional. Outra pegadinha famosa deste ano foi elaborada pelo  "The Independent". O jornal inglês publicou a notícia  que o jogador de futebol Cristiano Ronaldo havia sido vendido por Portugal para a Inglaterra. A transação milionária teria acontecido para ajudar o país vizinho em sua atual crise financeira.

Conforme o comentário do leitor Carlos Eduardo a notícia deu várias pistas para identificar a brincadeira:
"O número 171 aparece 2x.
O nome da empresa é Hoax Brasil.
O pesquisador se chama geneticista (e foi ele que fez a clonagem da ovelha Dolly ainda!)
A imagem é uma montagem evidente
O título do texto tinha 1º de abril
A petrolífera tem as letras invertidas da British Petroleo e o executivo da empresa chama-se Golfo sujo.
Para finalizar a mesma empresa ainda desenvolveu uma cana que tem óleo dentro.
Essa foi fácil...
"

BiodieselBR.com