PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Novas variedades de amendoim e de algodão colorido estarão no mercado em 2011


Embrapa Agroenergia - 11 jun 2010 - 12:04 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:13

A Embrapa Algodão, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou nessa terça-feira (8), uma nova variedade do amendoim - BRS Branco Rasteiro, e outra de algodão colorido – BRS Topázio, de tonalidade marrom claro, no I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas em João Pessoa, na Paraíba.

No lançamento, a pesquisadora responsável pela tecnologia de amendoim, Roseane Cavalcanti explicou aos congressistas as principais vantagens e características dessa nova variedade. ”O amendoim branco tem como principal finalidade a produção de energia, por ter 52% de teor de óleo. Já o vermelho e o bege, que tem em média 47%, são utilizados para o mercado de consumo in natura e confeitaria”.

O material desenvolvido é mais precoce do que as demais cultivares rasteiras disponíveis no mercado. “A grande vantagem dessa variedade é ter tolerância à seca e doenças folheares. Além de ser de ciclo curto, com 115 dias, pode ser adotado tanto no manejo de agricultura familiar ou extensiva”, destacou Roseane.

Com relação ao algodão marrom claro, a principal vantagem é de ter mais de 40% de fibra, ser de comprimento mais longo e resistente, disse o pesquisador da Embrapa Algodão, Luiz Paulo Carvalho. Ele salientou que as indústrias serão as grandes beneficiadas com essa nova fibra. Já existe no mercado as cores verde e marrom terra, com variedades já lançadas pela Embrapa.

Daniela Garcia Collares