PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Ministro interino da agricultura se reúne com a Ubrabio


MAPA - 19 out 2011 - 07:06 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:18

O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Carlos Vaz, que responde interinamente pela pasta, participou de café da manhã com representantes da cadeia produtiva do milho e do biodiesel, nesta terça-feira, 18 de outubro, em Brasília.

O objetivo do encontro – promovido pelo presidente-executivo da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), Odacir Klein – foi aproximar o setor e apresentar as reivindicações para o desenvolvimento da produção de biodiesel no Brasil. Participaram da reunião dirigentes da Ubrabio e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), parlamentares e membros dos setores de suinocultura, avicultura, sementes, máquinas e rações.

José Carlos Vaz disse que se considera um “zelador” do ministério enquanto o titular Mendes Ribeiro Filho se recupera de uma cirurgia e destacou o estilo de gestão transparente e participativa estabelecida pelo ministro em menos de 60 dias de trabalho. O ministro interino ressaltou algumas prioridades definidas por Mendes Ribeiro Filho, como oferecer segurança para produzir, aumentar os recursos para defesa agropecuária e investir em pesquisa.

Também salientou a importância de promover uma política agrícola pró-ativa, que se antecipe aos períodos de crise, com ampliação da assistência técnica e extensão rural. A meta é garantir que os produtores possam se planejar e fazer “colchões de proteção” para enfrentar problemas como as variações climáticas, a incerteza do câmbio e a volatilidade de renda.

“Precisamos investir em transparência e organização do setor, mas, principalmente, temos que resolver a questão da volatilidade de renda que as cadeias produtivas brasileiras apresentam. O governo precisa definir o seu campo de atuação e dar espaço para o setor privado trabalhar”, declarou.
 
A pecuária, segundo Vaz, deve receber atenção especial já que os produtores não possuem garantia de preço mínimo. A ideia é criar um Plano Plurianual voltado para a atividade, que garanta renda para os pecuaristas e promova aumento do rebanho, melhoria da produtividade e investimentos em genética, entre outros benefícios.

Também participaram do evento o secretário de Política Agrícola, Caio Rocha, o secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim, e o secretário de Produção e Agroenergia, Manoel Bertone.

Marcos Giesteira

Tags: Ubrabio