PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Em Foco

Inajá também pode ser fonte para biodiesel


BV News - Roraima - 12 dez 2008 - 07:34 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:07

Nativo da região amazônica, o inajá é uma palmeira oleaginosa que pode chegar a 20 metros de altura. A planta, que recebeu nome científico de Maximiliana Maripa Aublet Drude, possui ótimos palmitos, frutos e amêndoas, de onde se extrai o óleo que pode ser utilizado na indústria alimentícia, de cosméticos, de produtos farmacêuticos e rações. Além de tudo isso os pesquisadores da Embrapa descobriram mais uma utilidade para o inajá: a geração de energia.

O engenheiro agrônomo Otoniel Ribeiro Duarte, pesquisador da Embrapa Roraima, está concluindo sua tese de doutorado focalizada no estudo da produtividade do inajá. "Um excelente aspecto do inajá é que ele é pouco exigente em solos. E tolera até inundações por períodos curtos. Temos observado seu desenvolvimento e a produtividade expressiva em solos quimicamente pobres e, ainda, a vantagem de ser uma planta resistente ao fogo", disse o pesquisador.

Em Roraima sua inscidência pode ser observada durante o ano inteiro e em praticamente todo o estado. "O processo de domesticação da planta é feito a partir de amostras, onde se avalia a produtividade, resitência às pragas e doenças, precocidade e a não alternancia de produção", explica Otoniel. Após esse pré-avaliação, estas plantas são multiplicadas para compor um banco. Esse novo grupo vai ser avaliado com mais rigor, por um período mais longo de tempo, para, posteriormente, entrar em um programa de melhoramento genético.

Segundo o pesquisador, o inajá ainda é pouco estudado. Por conta disso, sua tese deve tomar referêencia no assunto. Os dados completos do trabalho serão divulgados no Seminário Púbico do Curso de Botânica, do INPA/UFAM, em dezembro. Com o programa Nacional de Biocombustíveis, a palmeira desponta como opção viável especialmente porque, mesmo com poucos recursos e em solo quimicamente pobre, tem uma alta produtividade.

Referência indígena
O inajá já é utilizado nas comunidades indígenas há muito tempo.A polpa dos frutos é usada no preparo de alimentos. As folhas são aproveitadas na construção de paredes e coberturas das malocas. Já o pecíolo, que é a base da estrutura de sustentação das folhas, vira ponta de flecha. E a espata transforma-se em assento, em recipiente para transportar água e como cesto. A planta também é conhecida por outros nomes: anaiá, aritá, inajazeiro, maripá e najá. Segundo o folclore brasileiro, Inaiá era uma linda índia que reinava nos bosques e matas do Brasil como símbolo de beleza.

Tags: Inajá