Especialistas se reúnem para discutir o futuro do biodiesel no Brasil
O crescimento acelerado e consistente do mercado brasileiro de biodiesel nos últimos anos tem atraído os olhares da comunidade internacional. Contando com grandes investimentos públicos e privados, a indústria brasileira de biodiesel assumiu a quarta posição na lista dos maiores produtores globais no ano passado e caminha para conquistar a vice-liderança em 2009. Para avaliar toda essa dinâmica e os próximos passos desse setor em ascensão, gestores públicos, empresários, pesquisadores e analistas estarão reunidos na Conferência BiodieselBR 2009, que será realizada em Curitiba nos dias 22 e 23 de outubro. O evento, em sua quinta edição, encerra as inscrições hoje (20) e terá transmissão ao vivo pela internet.
As palestras vão trazer temas como a verticalização da produção, o futuro da produção de biodiesel, a estratégia nacional, as perspectivas para o pinhão-manso, os erros e acertos no uso de matérias-primas e os desafios para o crescimento de uma usina no mercado brasileiro.
Entre as presenças confirmadas estão Donato Aranda, engenheiro químico com Ph.D na área; Erasmo Batistella, diretor-superintendente da BSBios; Miguel Rossetto, presidente da Petrobras Biocombustível e ex-ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ricardo Dornelles, diretor do Departamento de Energias Renováveis do Ministério de Minas e Energia; Rodrigo Rodrigues, coordenador da Comissão Executiva Interministerial de Biodiesel da Casa Civil; e Univaldo Vedana, chairman da BiodieselBR e analista do setor de biodiesel.
Qualidade
No Brasil o biodiesel é fabricado a partir de várias matérias-primas, desde oleaginosas como soja, girassol, dendê, algodão, até gorduras de origem animal e óleo de fritura. Diante de tanta variedade, a escolha e a composição adequada de diferentes tipos de óleos e gorduras tem sido um grande desafio para os produtores, já que cada um deles possui características químicas distintas que interferem na qualidade final do combustível. Para orientar os fabricantes, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) promoverá no segundo dia do evento um curso sobre o processo de avaliação da qualidade das matérias-primas e dos produtos da cadeia produtiva do biodiesel.
Conferência BiodieselBR 2009
Quando: 22 e 23 de outubro
Onde: Tecpar – Curitiba – PR
Informações: 41 3013-1703
Site: www.conferencia.biodieselbr.com/2009/
Alice Duarte - BiodieselBR.com