Chile aposta no pinhão-manso para fazer biodiesel
O Chile avança em cultivo de pinhão-manso (jatropha) para produção de biodiesel. Desde 2008 o vegetal é cultivado experimentalmente na região de Coquimbo. A pesquisa está a cargo do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA Intihuasi), como apoio da instituição chilena de apoio empresarial Corfo. Segundo o coordenador do projeto, Carlos Sierra, atualmente já existem plantações em quatro localidades de Coquimbo.
Segundo Sierra, no futuro empresas regionais poderão utilizar o biocombustível de pinhão-manso em suas frotas de caminhões movidas a diesel. A agricultura familiar regional também ganhará com o investimento na cultura.
O coordenador reconhece, no entanto, que não existe um cálculo exato sobre as características e adaptabilidade da planta a nível regional. Conforme os estudos já feitos, cada hectare ode produzir 2 mil litros de biocombustível, o que permite abastecer as necessidades de manejo de tratores e caminhonetes para um campo mediano de aproximadamente 50 hectares. A iniciativa está prevista para ir até 2011.