PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Cesbra Biodiesel anuncia aumento de capacidade para triplicar sua produção


Jornal A Voz da Cidade - 17 mai 2010 - 06:07 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:12

Às vésperas do próximo leilão trimestral de biodiesel da Agência Nacional de Petróleo (ANP), dia 24, a Cesbra Biodiesel, em Três Poços, Volta Redonda - única empresa licenciada pela ANP para venda de biodiesel no Estado do Rio de Janeiro - vai passar sua produção de 22 milhões para 60 milhões de litros por ano. Dos três leilões que a indústria já participou, pelo menos 16 milhões de litros já foram vendidos para a ANP.

De acordo com o engenheiro químico responsável pela fábrica, Pedro Luiz Millen Penedo, a Cesbra Biodiesel conseguiu vender o produto nos três leilões de que participou. “Em nove meses já foram entregues para a Petrobras 16 milhões de litros de biodiesel. Agora estamos indo para o quarto trimestre”, frisa o engenheiro, acrescentando que nos leilões só podem ser vendidos 80% da capacidade de produção das empresas. Pedro reforçou que já está autorizada pela ANP a triplicação da produção na Cesbra Biodiesel, passando a 60 milhões de litros por ano.

Pedro conta que a Cesbra Biodiesel tem licença para vender biodiesel há dois anos e desde então tem realizado projeto socioeconômico na região Sul Fluminense, em 14 municípios, junto à Escola Agrícola Nilo Peçanha, em Pinheiral. Uma equipe tem realizado testes com o plantio de pinhão manso, nativo da Índia, visando à produção de óleo para biodiesel. “É uma planta que está sendo testada em todo o Brasil e que ninguém sabe ainda qual o tipo de clima e outros cuidados que devem ser tomados para que ela possa suportar essa produção”, explica.

Pedro Luiz revela que a previsão de que se produza biodiesel com o pinhão manso no país é de aproximadamente dez anos. “Quando ouvimos falar sobre essa possibilidade compramos mudas e plantamos aqui mesmo, para poder estudar de perto. E quando vimos que era legal, passamos a plantar em uma fazenda da empresa em Bananal, onde realizamos um projeto experimental”, conclui Pedro.

Tags: Cesbra