PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Brasil está entre os principais produtores de biocombustíveis do mundo


Agência EFE - 30 mar 2011 - 05:55 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Brasil, Argentina e Colômbia são os únicos países latino-americanos a figurarem entre os principais produtores de etanol e biodiesel do mundo, segundo um estudo entregue nesta terça-feira pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).

Segundo o organismo das Nações Unidas, os biocombustíveis podem ser elaborados com uma ampla gama de produtos agrícolas e florestais, e precisou que desde 2000 sua produção no mundo cresceu a um ritmo anual de 10%, totalizando 90,187 bilhões de litros em 2009. Desse total, 82% corresponde a etanol e 18% a biodiesel, especifica o documento regional sobre economia dos biocombustíveis.

O Brasil é o segundo produtor de etanol do mundo, com 33,2% de participação no mercado, atrás dos Estados Unidos, responsáveis por 54,7% da produção mundial, segundo dados de 2009. A Colômbia, no entanto, figura no décimo lugar entre os países produtores, com 0,4%.

"Hoje em dia a grande maioria dos países do mundo, incluindo os da América Latina e do Caribe, possuem algum tipo de política ou instrumento para favorecer seu desenvolvimento", precisa o documento. No entanto, antes de embarcar na produção, os Governos devem realizar análises profundas sobre seu potencial e identificar os possíveis impactos ambientais e sociais, assim como os vínculos com a segurança alimentar, adverte o estudo.