PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Brasil quer produzir palma de óleo de forma sustentável


MAPA - 24 ago 2010 - 10:59 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:14

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade. Nesse cenário, com número crescente de espécies ameaçadas de extinção, os esforços de conservação são cada vez mais necessários. O Brasil, primeiro país em biodiversidade do mundo, sediará a 2ª Conferência Latino-Americana da Roundtable on Sustainable Palm Oil (Mesa-Redonda do Óleo de Palma Sustentável), que começa nesta terça-feira, 24 de agosto, em Belém (PA). A proposta do encontro, que será encerrado na próxima sexta-feira, 27, é debater produção sustentável, preservação e restauração ambiental.

O secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Bertone, participa do encontro. Nos dias 25 e 26 estão programadas palestras e discussões de especialistas sobre o desenvolvimento sustentável e política ambiental para a cultura de palma de óleo. O evento inclui ainda visitas técnicas às plantações no interior do Pará. Estão previstos espaços para discutir o Programa de Produção Sustentável da Palma de Óleo no Brasil, lançado recentemente pelo governo federal, que orienta o cultivo na Região Amazônica, fomenta o uso de novas tecnologias e concede linhas de crédito rural para incentivar a produção sustentável da planta.

Experiências latino-americanas e de outros continentes sobre o plantio, produção e comercialização serão abordadas durante os painéis sobre sustentabilidade do mercado de óleo de palma. Entre os temas estão o futuro da cultura da palma na América Latina, os rumos que o Brasil vem tomando no setor e os desafios para o desenvolvimento sustentável na Amazônia brasileira.

A 1ª Conferência Latino-Americana da Roundtable on Sustainable Palm Oil foi realizada em Cartagena (Colômbia), em 2008. Esta segunda edição tem a participação de representantes de todos os países produtores de palma de óleo da América Latina e da África, Malásia, Indonésia e de especialistas europeus e norte-americanos.

Fundada em 2004, a Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO, sigla em inglês) promove a sustentabilidade da produção do óleo de palma por meio de regulamentação. A entidade reúne 336 sócios ordinários de 37 países. Mais de 40 associados mantêm negócios diretos ou indiretos com o Brasil. A instituição já certificou 315.628 hectares de plantações, com produção anual de 1,58 milhão de toneladas de óleo.

Sophia Gebrim
 
Mais informações sobre o evento: www.rspolatinamerica2010.com

Tags: Dende Palma