Brasil Ecodiesel fecha duas usinas no Ceará e no Piauí
A Brasil Ecodiesel decidiu desativar duas unidades localizadas no Nordeste brasileiro, devido a problemas relacionados à obtenção de matéria-prima, informou nesta terça-feira a empresa em comunicado.
"Alinhada com a diretiva estratégica de melhor uso dos ativos ociosos, (a empresa) decidiu desativar as suas unidades produtoras de biodiesel localizadas nos municípios de Crateús (CE) e Floriano (PI)", informou a empresa em nota.
O objetivo da medida é aproveitar as instalações industriais dessas unidades para a ampliação e/ou realocação da capacidade produtiva da empresa, "levando-se em conta a logística de matéria-prima e do mercado consumidor".
De acordo com o comunicado da empresa, essa decisão considerou, dentre
outras razões, a dificuldade logística incontornável de obtenção de
matérias-primas que afetou a competitividade dessas usinas nos leilões
organizados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e
Biocombustíveis (ANP).
A companhia ressaltou, entretanto, que "a perda da capacidade das unidades inoperantes não altera o planejamento da produção e vendas da companhia no curto e médio prazo".
A empresa afirmou que, na medida do possível, buscará realocar os trabalhadores das unidades desativadas para as plantas de Iraquara (BA), Itaqui (MA) e Porto Nacional (TO).
Desde o ano passado, a Brasil Ecodiesel iniciou uma reestruturação que incluiu redução de dívidas e despesas financeiras, registrando no segundo trimestre de 2009 o primeiro lucro trimestral desde 2006. Naquela época, a empresa utilizava pouco mais de 10% de sua capacidade produtiva.
A produção de biodiesel no Brasil deve ser impulsionada no próximo ano com o aumento da mistura para 5% no diesel.