PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Em Foco

Associação recolhe 61.675 litros de óleo de fritura em dois anos


GAZ - 01 dez 2010 - 16:10 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:15

Mais de 61 mil litros de óleo de fritura destinados à reciclagem. Esse é o resultado de dois anos do Programa de Recolhimento de Óleo Saturado que a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) desenvolve em parceria com 257 escolas dos três estados do Sul do Brasil. Os números foram divulgados na manhã de hoje, 1º, no Parque da Expoagro, com a presença de autoridades e representantes das escolas parceiras.

Para o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, a possibilidade de dar destino correto ao óleo e, ao mesmo tempo, oferecer um retorno financeiro às escolas é motivo de alegria. “Os resultados de dois anos deste trabalho mostram que estamos no caminho certo. É gratificante ver o trabalho de parceria entre a nossa entidade e os alunos, professores e a comunidade em geral”, enfatizou Werner.

O segundo ano registrou o recebimento de 47.426,5 litros de óleo, totalizando 61.675 litros nos dois anos. Atualmente, o programa conta com a participação de 35 municípios e envolve 5.794 professores e 76.937 alunos. O óleo recolhido é transformado em biodiesel que está sendo utilizado nos veículos da frota da Afubra.

Após a apresentação dos resultados, foram entregues os cheque-bônus para as 10 primeiras escolas que mais recolherem óleo em 2010. Este valor pode ser trocado por mercadorias em qualquer loja da Agro-Comercial Afubra. Após a entrega dos cheques, os presentes conheceram o funcionamento da Usina de Bioenergia da Afubra, que é alvo de visita de escolas, universidades, empreendedores e gestores públicos, interessados no Programa de Bioenergia da entidade.

Ainda estiveram presentes no evento o diretor-presidente da Agro-Comercial Afubra e secretário da Afubra, Romeu Schneider, o segundo-secretário da Afubra, Silvio Clovis Genehr, o coordenador do Projeto Verde é Vida, Adalberto Sidnei Huve, o coordenador da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles, o coordenador pedagógico do Verde é Vida, José Leon Macedo Fernandes, gerentes das filiais da Afubra e equipe da entidade.

Luana Rodrigues