PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Arraial do Cabo (RJ) terá mini usina de biodiesel para reciclar óleo de cozinha


Jornal do Brasil - 09 jun 2011 - 06:43 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Pioneiro em comercialização de Biodiesel no Estado do Rio de Janeiro, o município de Arraial do Cabo dá um grande salto em prol do meio ambiente e cria a primeira usina comercial de biodiesel administrada pela CoopClean (Cooperativa Central de Logística e Apoio à Natureza). O biodiesel, que é produzido a partir do óleo de cozinha, vai beneficiar pescadores e vai ser usado para abastecer os carros que vão transportar os atletas olímpicos em 2016. Os equipamentos necessários para o funcionamento da usina de biodiesel chegaram, na manhã desta terça-feira, (08/06).

De acordo com Vinicius Fonseca, Presidente da CoopClean, a cooperativa coleta, em média, 12 mil litros de óleo e gordura vegetal por mês, que são encaminhados para ser transformado em sabão e comercializado na cidade do Rio de Janeiro. Ele explica que o óleo era usado basicamente para fabricar sabão e ração animal. Mas o óleo e a gordura que começaram a ser coletados a partir do dia 23/05, já vão ser transformados em biodiesel para ser vendidos a preço de custo e abastecer os barcos de todos os pescadores artesanais de Arraial do Cabo, através do projeto “Óleo Reciclado, Pescador Beneficiado”. E, futuramente vai abastecer os carros da frota olímpica de 2016.

"A iniciativa de criar a CoopClean, possibilitou beneficiar os pescadores artesanais de Arraial do Cabo e resolver um problema que afetava a sustentabilidade da cidade: a grande quantidade de óleo de cozinha nas areias das praias do município", comenta Vinicius.

A cooperativa tem cerca de 300 doadores, a maioria comerciante (donos de quiosques e restaurantes). Quem quiser participar do projeto pode doar o óleo e a gordura vegetal, na sede da Secretaria de Ambiente de Arraial do Cabo, que fica na Avenida Leonel de Moura Brizola, 4, no Centro da cidade, ou nas escolas municipais. Há também uma equipe para ir até às residências buscar os produtos que serão descartados. Para armazenar o resíduo, basta colocar o líquido, sem a necessidade de coar, em embalagens plásticas de refrigerante descartável.