PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Alagoas aprova projetos de pesquisa com biodiesel


BiodieselBR.com - 19 ago 2010 - 15:10 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:14

Representantes do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Centene) estiveram reunidos ontem (18) com membros do comitê gestor do Programa do Biodiesel em Alagoas (Probiodiesel), para viabilização de parceria em pesquisas de interesse comum do Estado e do centro. O Probiodiesel é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan).

Foram apresentados 29 projetos de pesquisas relacionadas ao programa, com debates e esclarecimentos sobre cada uma delas. Destas, apenas quatro pesquisas não obtiveram aprovação. Segundo o gestor do Probiodiesel em Alagoas, Glauco Angeiras, essas propostas de estudos precisam de informações mais detalhadas. Outras, como a pesquisa com algodão e com resíduos advindos da laranja, foram reprovadas por não serem da área de interesse do Centene.

As pesquisas sobre a desintoxicação da torta da mamona e sobre o aproveitamento dos eucaliptos foram consideradas muito abrangentes e, por isso, necessitariam de uma delimitação maior para um estudo mais aprofundado. Além disso, o Centene trabalha apenas com pesquisas voltadas para a produção de energia, o que não é o caso do projeto relacionado a eucaliptos.

O Centene enviará o modelo de Plano de Trabalho para que sejam preparados os projetos por cada equipe que obteve aprovação na pesquisa. Após planejados, os projetos devem ser enviados de volta ao centro, para análises finais e, por fim, serem incluídos no orçamento do próximo ano. “O encontro foi bastante proveitoso, tivemos 25 pesquisas aprovadas o que, na prática, representa o desenvolvimento pleno dos estudos”, comemorou Angeiras.

Além de representantes do Centene, participaram da reunião técnicos da Seplan, Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae).

Tags: Alagoas