PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Miguel Angelo

Governo trabalha em proposta para mudar o setor de biodiesel


Miguel Angelo Vedana - 03 jul 2013 - 09:43 - Última atualização em: 13 out 2016 - 15:15

Não é segredo que o aumento do uso obrigatório de biodiesel é o único plano da imensa maioria dos empresários do setor produtivo para ampliar o mercado. Desde 2010 a mobilização para alcançar esse objetivo é enorme. Como até hoje a empreitada não obteve êxito e o número de usinas não parou de aumentar, muitos estão vendo sua participação no mercado reduzir ou mesmo deixar de existir.

Essas usinas perderam mercado porque não tem capacidade de competir com as demais. E não são apenas usinas pequenas que não tem capacidade de competir com as grandes. Essa incapacidade acontece em todos os níveis. Depois que as distribuidoras passaram a escolher as melhores usinas, fábricas grandes e pequenas perderam espaço para outras igualmente grandes ou pequenas. Algo perfeitamente normal e saudável em um mercado com excesso de oferta. A saída dos menos competitivos faz com que todo o sistema fique mais eficiente, traduzindo em melhores preços para a população.

Mas essa situação está prestes a mudar. O governo está preparando uma medida que garantirá sobrevida à quase todas as usinas ativas. O plano, em andamento neste momento, pretende...


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR