PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Técnicos discutem cultura do girassol em João Pessoa


Secom/PB - 30 nov 2007 - 08:48 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

A cultura do girassol será tema de curso nos próximos dias 5 e 6 de dezembro, em João Pessoa, na sede da Federação da Agricultura do Estado da Paraíba (Faepa).

O evento é direcionado aos agricultores assentados, técnicos agrícolas, estudantes de Agronomia, pesquisadores, agrônomos das usinas de cana-de-açúcar e outras empresas de agronegócios. Além de técnicos do Senar, da Emater, Secretaria de Agricultura do Estado da Paraíba e Projeto Cooperar.

O objetivo do curso é fortalecer a cultura do girassol na Paraíba mostrando sua viabilidade como matéria-prima para produção de óleo biodiesel, ração animal e também na apicultura. A idéia é criar um Arranjo Produtivo Local do Girassol envolvendo técnicos e agricultores familiares, no sentido de inserir a cultura do Girassol no território.

Pesquisas e experimentos já realizados demonstraram a adaptação da cultura ao solo e clima da região, comprovando a sua viabilidade como alternativa socioeconômica para os agricultores. A coordenação do curso está a cargo do Comitê Gestor do Programa do Girassol, que é composto por representantes das seguintes instituições: Faepa, Senar-PB, Cooperativa Agropecuária do Litoral da Paraíba (Cooperal, composta por 16 assentamentos), Projeto Cooperar, Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca e Sindalcool.

Durante os dois dias do treinamento, os técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), da Embrapa Algodão, da Petrobras, Emepa, Embrapa Soja e Girassol e da empresa Helianthus, mostrarão a cadeia produtiva do Girassol, desde o processo de plantio até a comercialização.

Procura
Atualmente, a planta de Guamaré da Petrobras, localizada no Rio Grande do Norte, precisa de óleo vegetal para a produção do biodiesel. A empresa está interessada na compra do óleo ou sementes de qualquer produtor rural e está ampliando a aquisição para os estados vizinhos. A procura pelo girassol fez com que produtores rurais do Rio Grande do Norte ampliassem suas áreas de plantio da cultura.

Nos últimos anos, o girassol vem se apresentando como opção de rotação e sucessão de culturas nas regiões produtoras de grãos e cana. A melhor tolerância à seca do que o milho ou o sorgo, a baixa incidência de pragas e doenças, além dos benefícios que o girassol proporciona às culturas subseqüentes são alguns dos fatores que vêm conquistando os produtores brasileiros.

Em áreas onde se faz rotação de culturas com o girassol, observa-se um aumento de produtividade de 10% nas lavouras de soja e entre 15 e 20% nas de milho. O girassol vem sendo utilizado, principalmente, para extração de óleo e é considerado, dentro outros, como um de melhor qualidade nutricional e organoléptica (aroma e sabor).