PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Biodiesel

'Programa SãoLuísBio' beneficiará 150 produtores


Jornal Pequeno - 21 nov 2007 - 10:13 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

A Prefeitura de São Luís lança hoje o Programa Municipal de Biodiesel – SãoLuísBio – que beneficiará, no primeiro momento, 150 produtores familiares. O lançamento será realizado pelo prefeito Tadeu Palácio no auditório da sede da Prefeitura, às 16h. O programa municipal contempla a organização, incentivo e implementação da cadeia produtiva de biodiesel, atendendo a agricultura familiar, gerando postos de trabalho e promovendo a melhoria da qualidade de vida da população.

A implementação do programa de Biodiesel para São Luís abre oportunidades e benefícios sociais, gerando empregos, valorizando o campo e promovendo o trabalhador rural através da produção de biomassa (oleaginosas). “Iremos inserir São Luís na grande discussão do uso de combustível renovável. Também possibilitaremos aos nossos produtores rurais produzir sementes para o plantio de oleaginosas. Isso sem falar da geração de emprego e renda e na despoluição do meio ambiente, com o reaproveitamento do óleo residual (óleo de cozinha)” declara Tadeu Palácio.

O programa irá atuar em duas frentes: a primeira será o plantio de oleaginosas (mamona, pinhão manso, amendoim, gergelim, girassol, entre outros), matéria-prima do biodiesel, beneficiando os produtores da Ilha e ao mesmo tempo fortalecendo a agricultura familiar; e a segunda, realizando o aproveitamento do óleo residual, proveniente da fritura de alimentos. Será traçado um plano de ação para coleta, tratamento e utilização desse óleo, que boa parte acaba nas redes de esgotos convencionais ou lançados direto no solo ou na água, poluindo o meio ambiente.

A meta é envolver 150 produtores familiares no programa de biodiesel, plantar 225 hectares de espécies oleaginosas, instalar uma unidade esmagadora de grãos, implantar 20 postos de coleta de óleo residual e uma unidade de óleo residual.

O combustível movimentará a frota municipal, máquinas agrícolas, geradores e barcos, transformando São Luís em uma vitrine, servindo de exemplo para implantação do mesmo serviço em outras localidades e uma excelência na gestão de resíduos poluentes. Caberá ao Instituto Municipal de Produção e Renda (IPR) implementar e operacionalizar o Programa Municipal de Biodiesel, sendo conduzido dentro dos critérios do Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). Um importante parceiro será a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).