Petrobras inaugura hoje no Ceará sua segunda usina de biodiesel
A Petrobras inaugura hoje, em Quixadá, no Ceará, a segunda usina de produção de biodiesel do país, com capacidade para refinar 57 milhões de litros de biodiesel por ano. É a mesma capacidade da Usina de Candeias, na Bahia, a primeira inaugurada pela Petrobras Biocombustível, empresa criada para gerir o programa de biocombustíveis da estatal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá participar da solenidade de amanhã em Quixadá.
O presidente da Petrobras Biocombustível, Alan Kardec, disse que, ao optar pela construção da unidade de Quixadá, a empresa considerou a localização estratégica e a vocação regional para a agricultura familiar. “Levamos em conta a necessidade de mercado existente nos estados limítrofes, a facilidade de logística e a vocação da região para a agricultura familiar, que é um viés do programa.”
Kardec adiantou que 30% da produção de Quixadá serão destinados ao mercado cearense e o restante aos demais estados da região. Segundo ele, assim como a usina de Candeias, a de Quixadá tem diferenciais importantes em seu projeto. "Os principais são sistemas de instrumentação e controle, totalmente automatizados, e o de processamento de óleos vegetais brutos, além da enorme flexibilidade no uso de matérias-primas.”
Ele destacou também o sistema de processamento de óleos vegetais brutos para pré-tratamento na unidade, que os transforma em óleo refinado. Outro diferencial é a grande autonomia para funcionamento, devido à capacidade de armazenamento de matéria-prima, bem como de produtos intermediário e final. Kardec informou que, no pico da obra de construção da usina, foram gerados 1.048 empregos diretos, dos quais 814 ocupados por trabalhadores cearenses. Destes, 483 eram do próprio município-sede.
A Petrobras informou que já está em fase final de montagem em Montes Claros, em Minas Gerais, a terceira usina comercial de biodiesel, com igual capacidade de produção. A nova unidade elevará a capacidade de processamento da subsidiária para 170 milhões de litros do produto por ano. Juntas, as três usinas vão gerar renda e trabalho para 55 mil agricultores familiares, que fornecerão a matéria prima necessária ao processo de extração de óleo para a fabricação do biodiesel.
Nielmar de Oliveira