Petrobras diz que pode atender B4 no segundo semestre
A Petrobras informou nesta segunda-feira que no segundo semestre terá condições de elevar de 3% para 4% a mistura do biodiesel no diesel, o que implicará a redução de ao menos 5% do volume de óleo importado pelo país, segundo Paulo Roberto Costa, diretor de Abastecimento da estatal.
O dirigente da Petrobras disse que essa é uma decisão de governo e que a estatal do petróleo poderá cumpri-la a partir do segundo semestre, mas que somente o Ministério das Minas e Energia poderá definir quando isso ocorrerá.
Apesar de o país poder economizar na importação do óleo, o aumento da mistura hoje não implicaria em redução imediata do preço do diesel, porque o custo de produção do litro do biodiesel ainda é alto, cerca de R$ 2,20.
A Petrobras inaugurou ontem em Montes Claros (MG) a sua terceira usina de biodiesel, capaz de processar até 57 milhões de litros por ano. As outras duas usinas estão em Quixadá (CE) e Candeias (BA). Toda a produção de biodiesel da Petrobras poderá somar 170 milhões de litros/ano, o que corresponde a 13% do mercado nacional de biodiesel.
As três usinas têm em comum o fato de estarem localizadas em áreas da Sudene e têm como fornecedores de matéria prima agricultores familiares. Na usina de Montes Claros, cujo investimento foi de R$ 95 milhões, a Petrobras tem 8.200 agricultores familiares contratados para o fornecimento de mamona, coco de macaúba, soja e girassol. A meta é chegar a 20 mil agricultores.
Ao inaugurar a usina de Montes Claros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a Petrobras vai inaugurar mais usinas desse tipo em outros Estados do Nordeste, de forma a beneficiar mais trabalhadores rurais.