PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Biodiesel

Novas opções movimentam agricultura familiar na 27ª ExpoBarreiras


Jornal Nova Fronteira - 10 jul 2009 - 06:35 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:09

Em uma área nobre com mais de 2000 m² na 27ª EXPOBARREIRAS, os pequenos produtores rurais estão tendo a oportunidade de divulgar seus produtos, participar de cursos e trocar informações com outras pessoas da área, além de realizarem bons negócios. As exposições durante a feira estão fazendo sucesso entre os produtores, como plantas originadas da África ainda não conhecidas na região. O espaço reservado para a agricultura familiar é uma área de capacitação para os pequenos produtores.

O projeto é direcionado a capacitação dos produtores e a venda da produção. Novas técnicas e culturas estão sendo apresentadas, como o Crambe e Cártamo. “A apresentação da agricultura familiar na feira é de fundamental importância para aqueles que não conhecem o funcionamento de tecnologias usadas nos campos, além dos cuidados com as culturas. Estamos mostrando aos agricultores novas cultivares, além de técnicas inovadoras que vão desde o solo até o produto final”, disse o coordenador do projeto Desenvolvimento Sustentável Integrado em Barreiras, (DSI) Silvio Neto.

Na unidade de demonstração e observação, 22 culturas estão sendo apresentadas, como plantas oleaginosas para produção de óleo vegetal e a transformação em biodiesel e milho híbrido. Silvio Neto faz questão de destacar as culturas de Pinhão Manso (para transformação de biodiesel) e a Cártamo (originada no Norte da África, possui 40% de óleo na semente e tem característica tolerante à seca). “O Pinhão Manso, por exemplo, ainda não está sendo produzido em alta escala na região Oeste. Ele está sendo introduzido de forma comercial nas cidades de Formosa do Rio Preto e Barra. Estão previstas para a segunda fase as cidades de Barreiras e Riachão das Neves, onde produtores selecionados farão parte deste projeto e serão referência aos demais”.

Marília Fidélis