Miguel Rossetto visitará o Piauí
Definir uma política estratégica para a produção de biocombustível no Estado será o objetivo da visita do diretor da Petrobras Biocombustível, o ex-ministro Miguel Rossetto, ao Estado do Piauí, confirmada nesta terça-feira, 28, em audiência com o governador Wellington Dias, no Rio de Janeiro.
A proposta de agenda, pré-definida, prevê visita técnica e reunião de trabalho, especialmente sobre pesquisas que revelam o potencial do pinhão-manso para a produção de biodiesel. Uma equipe técnica da empresa será enviada também ao município de Guadalupe, onde está sendo iniciado projeto de produção de energia renovável.
O governador Wellington Dias solicitou a ampliação da atuação da empresa no Estado. A Petrobras já atua nos territórios Serra da Capivara e Cocais, adquirindo matéria-prima para a produção do biodiesel de 2.200 agricultores familiares. E, ainda, juntamente com a Brasil Ecodiesel compra óleo de soja de produtores piauienses.
Miguel Rossetto solicitou a contribuição do governador Wellington Dias na formatação de propostas visando a reformulação do programa nacional de biocombustíveis. O Governo Federal deve iniciar, em maio, um grupo de trabalho que deverá propor modificações no programa. “Há uma tendência no mundo em energia limpa. O Piauí aposta no biodiesel, sendo pioneiro no Brasil em sua produção e com o objetivo de manter essa posição no que se refere ao uso do pinhão-manso”, finalizou o governador.