PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Biodiesel

Iniciado plantio de girassol próprio para biodiesel


Gazeta do Sul - 19 nov 2008 - 07:36 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:07

O plantio de girassóis — uma das etapas do projeto de biodiesel orientado pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) —, ocorreu na última semana na propriedade de Alexandro Hotscheidt, na Várzea dos Camargos, em Passo do Sobrado (RS).

A lavoura de girassol, cultivada de forma experimental no município, faz parte da proposta do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A variedade cultivada é a L250, própria para produção de biodiesel.

Este é o terceiro ano que o projeto executa seus experimentos em Passo do Sobrado. O convênio funciona da seguinte forma: a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente prepara o solo disponibilizado por algum produtor e realiza a análise, enquanto que a Afubra fornece a semente, os insumos e o acompanhamento técnico.

A ação é executada em 22 municípios do Vale do Rio Pardo e Taquari, com um produtor em cada cidade. O técnico da Afubra responsável pelo projeto, Nataniel Sampaio, afirma que o girassol produzido em Passo do Sobrado é um dos destaques da proposta ainda em fase de testes.

Neste momento, segundo Sampaio, não é fomentada a produção de girassóis como cultura de substituição, mas sim uma nova alternativa para agregar renda à propriedade. “Como estamos em período de testes, organizamos os custos de produção com colheita ou plantio. O próximo passo é organizar cooperativas e associações para baratear os custos de beneficiamento do grão”, projeta.

A produção de girassol proveniente dos municípios integrantes do projeto é beneficiada na estação experimental da Afubra em Rincão Del Rey, Rio Pardo. A proposta de ação prevê o retorno de 75% daquilo que for produzido ao agricultor. Apenas 25% do produto ficará com a Afubra. Cada 100 quilos da planta podem render até 40 litros de óleo.