PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

FIEMG apresenta projeto de mini usina de biodiesel em Uberlândia


Farol Comunitário - 01 out 2008 - 05:42 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:07

Hoje, 1º de outubro, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, através de seu coordenador, Leonardo Baldez, ministra a palestra ‘Biodiesel como solução no município’, que vai abordar a utilização do biocombustível em larga escala e a implantação de uma mini-usina de produção do material na cidade, através do projeto ‘Mini Usinas Integradas de Biodiesel - município e auto-sustentabilidade de combustível’.

O projeto, realizado com tecnologia 100% mineira, com capacidade de 1.000 litros diários e com um prazo de construção de 120 dias, a partir da aprovação do mesmo, visa a produção de um combustível limpo e menos poluente. “As matérias-prima para a produção de biodiesel como soja e girassol serão fornecidas por pequenos agricultores, viabilizando inclusive a fixação de famílias em assentamentos rurais e diminuindo o êxodo rural. Há ainda a possibilidade de se produzir biodiesel a partir de óleo de cozinha reciclado”, afirma Baldez.

A palestra ‘Biodiesel como solução no município’ será ministrada às 8h no Center Convention. Junto de Baldez estarão presentes os consultores do CETEC Carlos Wagner e Emerson de Oliveira, que também exporão sua visão do projeto.

O Conbien (Congresso Brasileiro de Agrobioenergia e Simpósio Internacional de Biocombustíveis) é um evento que visa discutir e repensar as fontes de energia, conhecer os projetos alternativos mais bem sucedidos e as ferramentas para implementá-los. Está sendo realizado no Center Convention em Uberlândia entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro e reúne as maiores autoridades do assunto.

Tiago Marciano