BiodieselBR
Publicidade

Cooperados da Copacentro conhecem o Projeto Biodiesel da UNIGRAN

O interesse dos produtores é baixar os custos com combustíveis em suas atividades e ter alternativas de plantio no inverno, além do milho e do trigo, que têm dado sucessivos prejuízos.
DouradosNews 2 min de leitura

Os agricultores de Dourados já pensam no uso do biodiesel. Na sexta-feira, a UNIGRAN recebeu um grupo de associados da Cooperativa Agropecuária do Centro-Oeste – Copacentro – interessados em conhecer detalhes das pesquisas sobre a viabilidade da produção de biodiesel, no sul do Estado.

A Cooperativa é formada por 150 agricultores que, somando-se as áreas de todos, cultivam 12 mil hectares de terra, com soja e milho, principalmente. O interesse dos produtores é baixar os custos com combustíveis em suas atividades e ter alternativas de plantio no inverno, além do milho e do trigo, que têm dado sucessivos prejuízos. O presidente da Copacentro, José Yoshihisa Shirota, 45, disse que os cooperados têm recebido ofertas de vendedores de equipamentos produção de biodiesel.

Entretanto, eles destacam só as possíveis vantagens desse biocombustível, sendo que muitas empresas nem mesmo fizeram pesquisa, por exemplo, acerca de poluição e do impacto ambiental da produção de biodiesel, viabilidade econômica, processos de produção e vários outros pontos que ainda limitam a sua livre fabricação em larga escala.

“O produtor se vende pela imagem positiva, mas ele tem que saber os lados negativos também, para que não venha cometer erros contra o meio ambiente e a própria questão do prejuízo que possa ter com os maquinários; por essa razão, essa visita está sendo muito importante para nós”, disse Shirota.

Compartilhar: