Comunidades rurais de Rondonópolis poderão produzir biodiesel
A produção de biodiesel, a partir da extração do óleo de pinhão-manso, deve incrementar a geração de renda no campo e melhorar a qualidade de vida do pequeno produtor de Rondonópolis. A implantação do projeto nas comunidades rurais locais é alvo de estudo e planejamento dentro da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município. O secretário Valdir Correia iniciou as discussões em reunião com representantes de empresas de gestão e pesquisa do biodiesel e associações de pequenos produtores do município e da região, na semana passada.
A proposta de produção do biodiesel foi apresentada pelos representantes do Programa de Gestão Pública e Privada (PGPP), Jorge Imperatore e simone Brum, e o representante da Empresa Arcus de Pesquisa de Biocombustível, José Luiz Vargas da Silva. O estudo sobre a extração de óleo do pinhão-manso já soma 16 anos. A meta é incluir todos os pequenos produtores do município no projeto rural, caso a proposta se concretize.
Valdir correia explica que a semente de peão manso rende até 40% do óleo que é próprio para o biocombustível. A colheita, segundo o secretário, é desenvolvida totalmente manual. A equipe técnica da Secretaria trabalha agora nos estudos sobre a possibilidade de implantar o programa nas comunidades rurais de Rondonópolis.