Apoio de Lula disputado em Montes Claros
A disputa entre os candidatos a prefeito de Montes Claros (MG) para saber qual deles tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a se intensificar a partir desta semana, com o início dos preparativos para a inauguração da usina de biodiesel que a Petrobras está construindo na cidade, que contará com a presença do presidente Lula.
Na disputa pela atenção do presidente da República, o prefeito Athos Avelino Pereira (PPS), que busca a reeleição, pode levar vantagem por ter coordenado, no Norte de Minas, a campanha pró-reeleição de Lula.
Correndo por fora, o deputado estadual Luiz Tadeu Leite (PMDB), em seu programa eleitoral na TV, exibe declaração de apoio do ministro das Cidades, Márcio Fortes. Além disso, o candidato reforça que seu partido integra a base de apoio do Governo Federal.
Inauguração
Na semana passada, o diretor de produção da Petrobras, Miguel Rossetto, esteve em Montes Claros para iniciar a organização festa de inauguração da usina. O evento está previsto para a primeira quinzena de outubro.
Com área de 103 mil metros quadrados, no Distrito Industrial, a construção da usina tem investimentos estimados em R$ 80 milhões. Inicialmente a unidade utilizará, na produção do combustível, óleo de mamona, girassol e amendoim, além de reaproveitar óleo de cozinha.
A usina terá capacidade para produzir 57 milhões de litros de biodiesel por ano. Para isso, será preciso cultivar mais de 100 mil hectares de oleaginosas para garantir o fornecimento de matéria-prima.