PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Diesel renovável

Riograndense completa teste com carga de matéria-prima 100% renovável


BiodieselBR.com - 08 nov 2023 - 15:01

A Riograndense pode vir a se tornar a primeira biorrefinaria do país. Segundo uma nota que foi divulgada pela Petrobras, nesta segunda-feira (06) a refinaria foi bem-sucedida num ciclo de testes durante o qual sua unidade de craqueamento catalítico (FCC) processou exclusivamente matérias-primas de origem renovável. De acordo com o presidente da petroleira, Jean Paul Prates, os resultados obtidos vão balizar um estudo para que seja feito um retrofit da unidade para que ela possa passar a fabricar bioprodutos.

Estão na mira da estatal a produção de bio-GLP, óleos renováveis leves e pesados, biopropeno e bioaromáticos (benzeno, tolueno e xileno). Além de seu uso no mercado de combustíveis, os produtos obtidos também são usados nas indústrias da borracha sintética, nylon e PVC. Segundo a petroleira, a partir das correntes de hidrocarbonetos obtidas seria possível formular gasolinas de alto desempenho e baixo teor de enxofre.

Os testes foram iniciados na última semana de outubro quando a FCC fez uma parada para manutenção que a preparou a mudança na matéria-prima. Entre os dias 01 e 06 de novembro, a unidade operou com uma carga de 100% óleo de soja. Foram usadas 2 mil toneladas de óleo de soja.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR