BiodieselBR
Publicidade

Prefeitura de San Diego vai passar a usar diesel renovável

Segunda maior cidade da Califórnia – e 8ª maior dos Estados Unidos –, San Diego vai passar a usar diesel renovável em sua frota municipal. 
BiodieselBR.com 2 min de leitura
Segunda maior cidade da Califórnia – e 8ª maior dos Estados Unidos –, San Diego vai passar a usar diesel renovável em sua frota municipal. Este será o maior projeto do gênero nos EUA com 1.125 veículos – o equivalente a 25% dos veículos da prefeitura. A decisão foi anunciada pela prefeitura da cidade californiana na quinta-feira (27) da semana passada.

Segunda maior cidade da Califórnia – e 8ª maior dos Estados Unidos –, San Diego vai passar a usar diesel renovável em sua frota municipal. Este será o maior projeto do gênero nos EUA com 1.125 veículos – o equivalente a 25% dos veículos da prefeitura. A decisão foi anunciada pela prefeitura da cidade californiana na quinta-feira (27) da semana passada.

“Será uma mudança pequena que fará com que a maior parte de nossa frota [municipal] fique mais verde da noite para o dia”, comemorou o prefeito Kevin Faulconer.

A medida faz parte da política municipal para o controle dos gases de efeito estufa (GEEs) que tem como meta cortar pela metade as emissões até 2035. Inicialmente, o poder público planejava migrar do diesel para o gás natural, mas acabou optando pelo diesel renovável tanto em função do custo menor quanto por sua melhor performance ambiental. O biocombustível emite até 80% menos gás carbônico do que o diesel fóssil.

O biocombustível utilizado contará com subsídios de um programa estadual que apoia cidades do estado na transição no uso de combustíveis de baixo carbono. “O custo será competitivo em relação ao produto de petróleo. Quando olhamos os últimos 12 meses, as flutuações no preço do combustível [fóssil e renovável] estiveram alinhadas”, disse a diretora de operações da frota municipal, Alia Khouri.

O diesel renovável é feito principalmente pelo hidroprocesssamento de óleos e gorduras o que gera um biocombustível quimicamente indistinguível em relação ao diesel convencional. Segundo a Administração de Informação em Energia (EIA) do governo dos Estados Unidos, o produto vem aumentando sua participação no mercado global de biocombustíveis de forma acelerada tendo triplicado sua produção ao longo dos últimos quatro anos.

O combustível que será usado por San Diego será fabricado pela Neste. A petroleira finlandesa é uma das maiores fabricantes de diesel renovável do mundo.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Compartilhar: