BiodieselBR

Investimentos de petroleiras multiplicam por 11 capacidade produção de HVO na UE

Grupos tradicionais do setor petroleiro vem sendo os principais responsáveis pela expansão da produção de HVO na Europa

BiodieselBR.com 3 min de leitura

Embora ainda represente uma fatia minoritária, a participação do óleo vegetal hidrotratado (HVO) no mercado europeu de biocombustíveis vem deslanchando nos últimos anos. Em grande parte, graças investimentos feitos por grupos tradicionais do setor de petróleo que vem buscando diversificar seus negócios.

Embora ainda represente uma fatia minoritária, a participação do óleo vegetal hidrotratado (HVO) no mercado europeu de biocombustíveis vem deslanchando nos últimos anos. Em grande parte, graças investimentos feitos por grupos tradicionais do setor de petróleo que vem buscando diversificar seus negócios.

Dados compilados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostram que – entre 2010 e 2019 – a capacidade instalada nos países membros da União Europeia (UE) cresceu 11 vezes e deverá superar a marca 5 bilhões de litros ainda este ano com 14 biorrefinarias distribuídas por sete países do bloco.

 

 

Com capacidade instalada média de 357 milhões de litros anuais, são unidades industriais bem maiores as de biodiesel convencional cuja média – na Europa – é de 113 milhões de litros.

Nesse mesmo período, o parque produtivo de biodiesel na UE encolheu cerca de 8,5% indo de 23,2 para 21,2 bilhões de litros em capacidade instalada.

A produção também vem crescendo. Este ano, devem ser fabricados um pouco mais 3 bilhões de litros de HVO pelas plantas em atividade na UE. A maior parte – 1,22 bilhão de litros – está concentrada na Holanda.

Petroleiras

Grupos do ramo de petróleo tem sido os principais atores nesse novo segmento. A finlandesa Neste, a italiana Eni e a francesa Total têm feito investimentos bilionários para construírem capacidade produtiva significativa para este novo produto.

Poucos meses atrás, a Total completou um projeto de € 200 milhões – cerca de R$ 897 milhões – para converter uma refinaria de petróleo que estava para ser desativada em La Mède, no sul da França, para a produção de biocombustíveis e bioprodutos.

Assim como o biodiesel, o HVO é fabricado a partir de óleos e gorduras animais e/ou vegetais e substitui o diesel mineral. Contudo, o HVO é considerado um biocombustível do tipo drop in, que pode ser misturado no diesel mineral sem restrições de volume. As plantas responsáveis por sua produção também podem fabricar bioquerosene para o setor de aviação e exigem investimentos bem superiores às de biodiesel convencional.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com

Compartilhar: