PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Diesel renovável

Nova frota de ônibus com diesel de cana começa a rodar em SP


R7 - 05 dez 2011 - 16:02 - Última atualização em: 27 fev 2012 - 13:41

A frota de ônibus da cidade de São Paulo recebeu 80 novos veículos que funcionam com combustível menos poluente nesta segunda-feira (5). Adquiridos pela empresa Santa Brígida, que opera linhas na região noroeste da capital, eles possuem uma mistura de 10% de diesel de cana-de-açúcar e devem emitir 9% a menos de poluentes do que os veículos movidos a diesel comum.

De acordo com a SPtrans, outros 80 carros iguais aos entregues nesta segunda-feira devem começar a circular até o final do mês. O secretário municipal de transportes, Marcelo Cardinale Branco, explicou que a aquisição desses veículos está baseada no PCPV (Plano de Controle de Poluição Veicular), que prevê que toda a frota da capital, de 15 mil ônibus, opere com combustíveis menos poluentes até 2018.

- O diesel de cana-de-açúcar é um produto novo, que nós testamos em três veículos de forma experimental . Os testes foram bem sucedidos e mostraram, além de redução da emissão de poluentes, um bom rendimento e custos semelhantes de manutenção.

Trólebus é administrado por empresa multada
De acordo com o vice-presidente de negócio de ônibus da Mercedes-Benz (empresa que produziu os veículos), Ricardo José da Silva, é possível adaptar os veículos que já circulam pela cidade para que possam circular com o novo diesel, por um custo baixo.

Ele explicou também que a mistura de apenas 10% do novo combustível , que gera redução de 9% na poluição, é decorrente da escassez do produto, fornecido pela empresa Amyris.

- Chegamos a fazer testes com a utilização de 100% do novo combustível e a redução de emissão de poluentes é de até 90%, mas isso depende da disponibilidade do produto. A Amyris está ampliando o volume de produção.

A chamada ecofrota, que começou a circular no início deste ano, inclui ainda 1.200 ônibus movidos com 20% de biodiesel, 50 ônibus movidos com etanol e 200 trólebus ecológicos, de acordo com a SPtrans.