PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Diesel renovável

“Diesel verde” está alinhado a novas tecnologias e exigências do mercado, diz Petrobras


Globo Rural - 16 dez 2020 - 09:01

A Petrobras destacou, em nota enviada à Globo Rural, que sempre teve importante participação no mercado de biodiesel, “como incentivadora, produtora e organizadora de leilões”. Pontuou, no entanto, que a tecnologia de diesel renovável que está desenvolvendo, chamada de diesel RX, já é aplicada na Europa, com teor máximo de 7% de óleo vegetal adicionado.

A nota foi uma resposta a questionamento feito pela reportagem a respeito de críticas à empresa feitas pela indústria de óleos vegetais. Na segunda-feira (14), em entrevista coletiva, o presidente da Associação das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) classificou a estratégia da estatal como oportunismo e disse que o chamado “diesel verde” pode prejudicar o mercado de biodiesel no Brasil.

O comunicado da Petrobras não menciona diretamente as críticas da Abiove. Diz apenas que o plano estratégico da empresa prevê a produção de um combustível de qualidade superior e aliado às novas tecnologias veiculares e às exigências do mercado consumidor.

“Os produtos irão conviver no mercado, assim como já ocorre na Europa e nos Estados Unidos. O óleo diesel comercializado aos consumidores nesses locais já possui parcelas de óleo diesel derivado de petróleo, biodiesel éster e diesel renovável”, afirma a companhia.