PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Processo facilita fabricação de biodiesel com enzimas


BiodieselBR.com - 31 mai 2011 - 06:19 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Já tem um bom tempo que os pesquisadores vêm tentando encontrar uma forma de trocar os atuais catalisadores por enzimas que permitam usar óleos vegetais brutos ou reciclados de forma tão eficiente quanto os óleos refinados na produção de biodiesel. Essas pesquisas acabam esbarrando num problema: as enzimas se tornam inativas quando exposta as gotículas do metanol utilizado no processo. Para contornar a dificuldade, pesquisadores do Instituto de Química e Engenharia de Cingapura desenvolveram um processo em duas etapas.

O primeiro passo requer que os triglicérides do óleo sejam hidrolisados na presença de uma lipase, uma enzima que transforma os lipídeos em ácidos graxos. Depois dessa primeira reação, o metanol pode ser misturado normalmente e, como ele é muito mais solúvel nos ácidos graxos, não vai formar as gotículas que normalmente desativam as enzimas.

“Evitar a desativação das enzimas não é a única vantagem de nossa técnica. A reação entre o metanol e os ácidos graxos progride mais rapidamente do que a reação com triglicérides”, diz o pesquisador Mahabubur Rahman Talkder. Ele liderou o projeto e informou que esse método permite usar matérias-primas que não poderiam ser convertidas facilmente através dos processos convencionais.

A maior barreira para a difusão do novo método é o custo elevado das lípases consumidas durante a primeira etapa da reação. “Estamos considerando uma lípase de baixo custo para melhora a relação econômica do processo”, conclui o pesquisador.

O artigo está disponível na íntegra aqui (em inglês).

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com