PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Novas cultivares de girassol da Embrapa chegam ao mercado


Globo Rural Online - 20 abr 2011 - 10:52 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Os produtores brasileiros de girassol contam com duas novas opções para a safra 2011/2012. Já estão no mercado sementes das cultivares BRS 321 e BRS 324, desenvolvidas pela Embrapa Soja e comercializadas pelo Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Dourados, MS.

Atualmente, a maioria das sementes de girassol disponíveis no Brasil são produzidas por empresas estrangeiras. Os lançamentos da Embrapa foram desenvolvidos e adaptados especialmente às condições de clima e de solo brasileiros.

As principais características do híbrido simples BRS 321 são, entre outras coisas, o ciclo precoce, de 80 a 100 dias (o que facilita sua utilização no sistema produtivo), a resistência a míldio e a boa adaptação em todas as regiões de cultivo de girassol no Brasil. Já a BRS 324 é uma cultivar de polinização aberta e apresenta como principais características o ciclo precoce e o alto teor de óleo nos aquênios, de 45% a 49%, agregando valor à produção.

Variedades em detalhes
O girassol apresenta ampla adaptabilidade às condições do Brasil, com maior tolerância à seca, ao frio e ao calor do que a maioria das espécies cultivadas no país. As cultivares BRS 321 e BRS 324, por exemplo, são indicadas para os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Sergipe e Bahia.

Os grãos de girassol são usados principalmente para a extração de óleo, que pode ser destinado às indústrias de alimentos ou produção de biodiesel. Além disso, a torta ou farelo obtido do processo de extração é altamente protéico e pode ser utilizado na fabricação de ração animal.

Para prevenir a ocorrência de doenças é importante seguir a época de semeadura adequada para cada região. O cultivo em solos corrigidos e a manutenção da fertilidade em níveis adequados são fundamentais para o bom desenvolvimento da planta, pois a cultura é exigente em boro e sensível à presença de alumínio trocável no solo. 

Amilton Vieira