PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Selo Biocombustível Social

MDA reúne agricultores e usinas para discutir biodiesel no MT


CenárioMT - 05 set 2012 - 10:04 - Última atualização em: 05 set 2012 - 14:45
reunião mda_matogrosso_050912
Os atores envolvidos na cadeia produtiva do biodiesel em Mato Grosso se reunirão hoje (05), na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT), para fazerem um balanço da safra 2011/2012 e planejarem a próxima safra. A reunião vai ser coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e conta com a participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).

Participam desse encontro representantes dos produtores rurais e das empresas beneficiadoras da matéria-prima produzida.

Segundo o coordenador de biocombustíveis do MDA, André Machado, esta reunião é importante para levantar problemas que tenham ocorrido na safra passada, buscar corrigi-los e melhor orientar a produção futura, além de permitir que sejam firmados acordos e contratos para a safra 2012/2013.

Câmara Técnica
Na tarde desta terça-feira, também na Embrapa Agrossilvipastoril, representantes do governo federal, governo do estado, da Embrapa, de produtores e das empresas produtoras de biocombustíveis participaram de mais uma reunião de trabalho da Câmara Técnica de Bioenergia.

De acordo com o consultor do programa do biodiesel em Mato Grosso, Dieter Metzner, a Câmara busca encontrar soluções para os problemas da cadeia produtiva dos biocombustíveis, visando o benefício da agricultura familiar e também das indústrias que atuam no setor.

Na pauta da reunião da Câmara Técnica de Bioenergia estavam a assistência técnica e transferência de tecnologia aos agricultores familiares, pesquisa e tecnologia para culturas oleaginosas e o planejamento e encaminhamento das ações para o segundo semestre.

Durante a reunião, os participantes também visitaram um experimento conduzido pela Embrapa Agrossilvipastoril, em parceria com a Fiagril, com dendê irrigado para a produção de biodiesel. O trabalho visa identificar níveis de irrigação de dendezeiro e viabilidade econômica do sistema produtivo.