biodieselbr rio

Conferência BiodieselBR 2008 (Rio de Janeiro)


BiodieselBR.com - 30 mai 2008 - 05:42 - Última atualização em: 04 mar 2012 - 16:03

Teve início agora a Conferência BiodieselBR no Rio de Janeiro. O auditório está praticamente lotado. A primeira palestra está sendo ministrada pelo Dr. Donato Aranda com o tema: Processo de produção de biodiesel: do tratamento da matéria-prima ao uso de catalisadores e aditivos.

Donato começou falando da importância do uso das terras disponíveis no Brasil. Existem 90 milhões de hectares livres para produzir sem que seja necessário derrubar nenhuma árvore. Sempre que vejo este dado sendo apresentado, percebo que normalmente os críticos dos biocombustíveis dão outro peso ao Brasil, exluindo nosso país da briga combustão x alimentação. E ainda temos grande quantidade de oleaginosas que se adaptam ao nosso clima.

Donato agora enfatiza a importância do pinhão-manso, principalmente em áreas impróprias para o plantio de alimentos. Cita o exemplo de Cuba com a Jatropha consorciada e mostra os grandes veículos de comunicação falando do potencial da planta.

Durante toda esta sexta-feira estarei enviando alguns textos sobre a conferência, fazendo comentários, conversando com os participantes e colhendo opiniões, daqui a pouco envio algumas fotos e mais detalhes do evento.

Miguel Angelo