biodieselbr rio

As dúvidas sobre biodiesel - Encerramento


BiodieselBR.com - 30 mai 2008 - 14:55 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

Finalizado o coffee-break, o evento no Rio de Janeiro caminhou para o final com as perguntas dos participantes. A organização foi generosa no tempo concedido a esta parte da conferência e o público aproveitou, foi uma etapa muito movimentada, com os palestrantes sendo inquiridos sobre suas explicações. Para quem está interessado em tirar dúvidas sobre biodiesel foi o melhor momento.

O tempo permitiu que todos questionassem alguns dos maiores especialistas em biodiesel do Brasil.

Uma das perguntas era sobre o tamanho das usinas e quando ela pode ser considerada grande. Essa é uma dúvida recorrente no setor, uma vez que não existe um padrão. O consenso foi que para ser grande, a capacidade de produção deve ser de mais de 100 milhões de litros por ano.

Isso significa que temos apenas 15 grandes usinas de biodiesel. Apenas? você pode perguntar. Bom, não é um número tão pequeno assim considerando o volume de produção. Somente essas "grandes" conseguem produzir mais de dois bilhões de litros, quase a necessidade nacional de B5.

Eu deveria ter perguntado: "e como ficam as pequenas? vão conseguir competir?". Fica a pergunta para a próxima conferência, em Cuiabá.

Biodiesel de algas também é tema de perguntas. Tanto o Donato, quanto o Luiz Ramos, acreditam muito nessa matéria-prima. Apesar de não darem uma data para quando elas se tornaram comerciais, ambos afirmam que será antes do esperado pela maioria.

A conferência termina e o nosso próximo encontro é daqui a 20 dias em Cuiabá. Na capital da matéria-prima brasileira o evento promete. Todas as palestras serão voltadas para os produtores de biodiesel e fornecedores de matérias-primas. Se você ainda não se inscreveu, não perca tempo, serão apenas 100 vagas e em duas semanas as inscrições encerram. Inscreva-se clicando aqui.

Até a próxima.

Miguel Angelo

Tags: Rio2008