Burocracia Superada

// 19 outubro 2006 // Biodiesel

ANPA Associação de Energia Alternativa da Turquia anunciou que existem 200 empresas querendo produzir biodiesel e até agora apenas 2 conseguiram a licença exigida. O motivo desse atraso, de acordo com o diretor da associação, é o longo processo burocrático pelo qual devem passar as empresas antes de conseguirem a licença. E ainda parece haver uma disputa entre dois orgãos públicos pelo controle do mercado de biodiesel na Turquia.

No Brasil acreditamos que essa fase já esteja superada, pois vocês devem se lembrar que a pouco tempo atrás a ANP passou por problemas e não podia conceder a licença para produção de biodiesel, pois era necessário a assinatura de 3 diretores da agência e esta contava com apenas 2. Durante esse período não aconteceram muitos problemas (com exceção da Granol), pois os empresários estavam mais interessados em avaliar e estudar a viabilidade dos projetos que propriamente conseguirem a licença.

A obtenção de incentivos fiscais também não é problema, uma vez que conseguir o selo combustível social junto ao MDA é fácil e não apresenta maiores problemas. Uma pena que os incentivos ainda são poucos.

Catálogo do biodiesel 2010



Um comentário em “Burocracia Superada”

  1. Alexandre disse:

    Será que a burocracia foi realmente superada pois na prática isso não acontece.
    Gostaria de iniciar um investimento na area do biocombustivél más parace que os nossos governates não querem. Será porque a taxa de imposto ainda não é tão retornavél???????????????
    Um abraço .

Deixe o seu comentário

Login