As Desvantagens do Biodiesel

// 04 setembro 2006 // Biodiesel

Velha placa de biodiesel
Nós imaginamos que os leitores desse site já conhecem bem as vantagens do biodiesel, porém a divulgação das desvantagens raramente acontece. O que parece absolutamente compreensível, na medida em que todos estão buscando o crescimento desse biocombustível aqui no Brasil. Mas não é nosso objetivo empurrar para debaixo do tapete os problemas, assim vejamos algumas das desvantagens do biodiesel:

  • Contra a lei: Atualmente é proibido o uso de motor diesel em carros de passeio, se você está pensando em ajudar a saúde do planeta, vá com calma. Em breve essa lei não fará mais sentido.
  • Cristalização em baixas temperaturas: Em regiões de clima muito frio, a viscosidade do biodiesel aumenta bastante. Assim como o diesel, podem ocorrer formações de pequenos cristais, que se unem e impedem o bom funcionamento do motor. Porém, existem diversas precauções que podem ser tomadas para contornar este problema.
  • Emissões de NOx: De todas as partículas prejudiciais esta é a única que com biodiesel apresenta ligeiro aumento. O óxido de nitrogênio pode aumentar até 15% no uso de B100. O NOx é um grande responsável pela baixa qualidade do ar em São Paulo. A boa notícia é que com o uso de aditivos ou alteração nos motores as emissões diminuem consideravelmente.
  • Limpeza do bicos injetores: Nos motores que sempre usaram diesel, pode ocorrer, nos primeiros abastecimentos com biodiesel, a liberação de sujeiras e resíduos acumulados no tanque. Assim, é recomendada uma limpeza do tanque de combustível a troca do filtro quando iniciar o uso de biodiesel e quando completar 100 horas uma nova troca do filtro de óleo. Embora esta seja a princípio uma desvantagem, se deve ao fato das melhores características químicas do biodiesel.
  • Troca de peças: Nos motores de ciclo diesel fabricados até 2002/2003 poderá ser necessário a troca de alguns retentores da bomba injetora, pois o biodiesel é bastante agressivo sobre essas borrachas. A mudança no motor é simples e barata. Moores fabricados após esta data provavelmente não seja necessária qualquer adaptação. Para aqueles mais assustados que tem um carro antigo, não se preocupem, o código de trânsito brasileiro proíbe que os consumidores sejam obrigados a adaptarem seus veículos (e ainda vai muito tempo até o B100).
  • Somente B2 por enquanto: É relativamente fácil encontrar biodiesel nos postos brasileiros, mas somente o B2 (2% de biodiesel e 98% de diesel). O que é considerado mais um aditivo de lubricidade para o diesel que propriamente um novo combustível.
Catálogo do biodiesel 2010



98 Comentários em “As Desvantagens do Biodiesel”

  1. Vanessa disse:

    Pode ser que eu esteje errada,mas ouvi falar que para a produção de biodisel,os produtores do mesmo vão querer uma grande exttensão de terra pra isso…e isso resulta no desmatamento de mais áreas,pois eles não querem usar as que já foram desmatadas..o que aumentaria a liberação de CO2..piorando o aquecimento global.Eles nem resolveram o problema do aquecimento global e ainda querem piora-lo u.u

  2. Telmo Heinen disse:

    Vanessa estude melhor este assunto. Esta história de Aquecimento Global é uma invenção dos ambientalistas ou melhor. dos falsos ambientalistas. O planeta Terra está em fase de resfriamento, está vindo aí uma nova era glcial e estes caras vem nos amedrontar com aquecimento global… é só para causar terror e arrumar verbas para eles.

  3. Eduardo disse:

    aff…telmo, como vc pode ser tao nada a ver???

    td bem q esta vindo uma nova era glacial(se isso for vdd), mas o aq. global eh mto serio, i vai piorar td!!!!!

  4. Clarisse disse:

    Concordo com o Telmo, acredeito que a Vanessa tenha que estudar mais sobre o assunto.
    Como estudante de Engenharia Ambiental posso dizer que muito do que está sendo vendido na mídia são dados alarmantes que nao condizem muito com a realidade. O aquecimento global existe, o que não existe são esses dados!

  5. Wagner Cuty disse:

    Sinceramente Telmo, quem deveria se informar melhor é o senhor. O aquecimento global pode até ser um mito, mas o aumento de concentração atmosférica de dióxido de carbono é um FATO. E como o senhor deve muito bem saber, quando se modifica QUALQUER fator desta magnitute, a natureza responde, pode até ser que tu não sintas as conseqüencia, mas concerteza teus descendentes sentirão!

  6. Francisco Ernandes Freire Negreiros disse:

    Segundo conta os livros de Histórias, oo planeta passou primeiro por um período super quente, depois pela era glacial e outra vez foi aquecida e cotinua sendo aquecida. A minha pergunta é: Será que toda essa mudança não seja um ciclo pela qual a terra tenha que passar, como os dias,meses e anos, etc… ou realmente nós somos culpados por emitir CO2 em demasia?

  7. Diego Luiz disse:

    Nossa Telmo, que nada a ver o q vc disse..
    O q a Vanessa disse em partes não está errado não, para os biocombustíveis existirem vai ser preciso de mais terras para plantar sim, veja ,por ex, o caso da cana de açucar, foi desmatado grande parte da mata atlântica para o plantio da cana, acha isso certo? por um lado é, o lado de um combustível limpo, mas precisamos analisar o grande impacto que isso causa ao ambiente, nessa área que foi desmatada já houve aumento de temperaturas, erosão nos solos e a fauna do local foi devastada…
    E po Telmo, como assim o aquecimento global é uma farsa??
    o q vc me diz das cidades costeiras alagadas?
    o q me diz sobre os derretimentos das geleiras? o aumento do nível do mar?
    lógico que o planeta está esquentando, mas lógico tmb que não somos nós os grandes causadores disso, eu diria que estamos acelerando esse processo, por isso que alguém deveria tomar medidas para nós frearmos isso que está acontecendo, e uma das medidas é sim o biodiesel,
    mas tudo tem seu lado belo e seu lado negro, e com o biodiesel não é diferente, porém as vantagens são maiores do q as desvantagens.

  8. martha de almeida Antunes disse:

    A turma está precisando de estudar. Está escrevendo mal demais.

  9. Letícia M. disse:

    Bem, eu sou nova ainda nesse novo assunto que o mundo está abordando. Pelas pesquisas que estou lendo, de certa forma eu descordo da Vanessa. É claro que é um problema desmatar áreas para que se expandam territórios para o plantio das matérias primas para que sejam utilizadas como fontes de energia depois, mas creio que isso pode ser substituido… o que quero dizer, é que pelos estudos, o capim elefante pode também realizar o processo de sequestro de carbono que as florestas realizam, portanto, não agravaria tanto o problema de emissão de gases nocivos ao ambiente. Mas temos outras problemáticas, porque estariam tirando o habitat natural da fauna. Então acho esse assunto, de certa forma, relativa. É necessário mais estudos para resolver essa questão.

  10. Daniel disse:

    A todos acima que falaram que o Aquecimento global é um mito estão completamente desinformados. A ONU fez um relatório que comprova a existência do aquecimento global, e deu certeza de que grande parte da culpa é do ser humano, apesar de uns poucos discordaram, mas a outra teoria é estúpida. Além do mais basta sair na rua que você já percebe as diferenças no clima. E ainda prestem atenção nos problemas, nos ultimos anos o calor tem sido cada vez mais intenso, o nível do mar está realmente subindo, o nível de precipitações aumento drasticamente, aqui na baixada santista choveu 90 dias com pouquissimos dias de sol, e o verão está cada vez mais quente. Como vocês podem explicar isso senão o aquecimento global? É por causa de pessoas como essas que não querem aceitar a realidade que os governos não fazem absolutamente nada para tentar resolver esse problema. Pensem bem nisso.

  11. Antoniel disse:

    parabéns Vanessa você e demais, está mais do que certo que isso e uma pura verdade.

  12. Neiva disse:

    Daniel disse tudoo..!!

  13. fab disse:

    Quantos comentários inúteis de falsos ambientalistas (e que têm sérios problemas com gramática)…

  14. Telmo Heinen disse:

    Maiores nevascas dos ultimos 60, 70 ou 100 anos. Area de gelo do artico aumentou mais de 1 milhão de km2 desde 2005. O Aquecimento global é uma farsa sim, para os ambientalistas arrumarem verbas para si. Eles tem tanta certeza do Resfriamento Global, eles querem as verbas para protagonizar meia dúizia de ações bem bobocas como culpar a erucatação e a flatulência dos bovinos como causa principal no Brasil, desmatamento de árvores maduras e depois dizer, quando o RESFRIAMENTO se confirmar, dizer que ele ocorreu por causa das providências

  15. Telmo Heinen disse:

    Dizer que ele ocorreu por causa das providencias por ELES tomadas.
    Aquele Chefe das “mincadas” é um verdadeiro abobalhador midiático e eu odeio ele, e escrevo isto em e-mail para ele no site do Ministério do Meio Ambiente. Ele nunca me respondeu. Eu odeio ele porque ele fala em aquecimento global no Rio de Janeiro, em São Paulo onde realmente está mais quente por causa do acúmulo de concreto e de asfalto impermeabilizando o solo. Mas então porque ele quer árvores para fazer sombra na AmazÔnia e no Cerrado e não lá no Sudeste? Como tem gente burra no mundo. Derretimento de geleiras? Pegaram a TV Bôbo passando uma reportagem sobre o derretimento de gelo no Oceano Artico e mostrando uma geleira derretendo no Sul da Argentina. Derretendo porque se moveu para uma água mais morna…. seus idiotas! As correntes maritimas tem ciclos de 19 anos e mudam sua direção, levando água morna para outros lugares, onde causam derretimento. aumento no nivel do mar, aonde? Me diga aonde?

  16. Bruno S. disse:

    Telmo, pelo que percebi em seus comentários, você parece ser muito autoritário e cabeça dura, igualzinho ao meu avô.
    Claro que o aquecimento global não é uma farsa, o buraco na camada de Ozônio e o excesso tremendo de Co2 na ATM está acelerando o processo de aquecimento do planeta, com isso lógico que reflete nas mudanças climaticas e o derretimento das geleiras está aumentando o nivel do mar sim..

  17. Edmundo Casagranda disse:

    Que precausões posso tomar para evitar a cristalização do biosdiesel nas baixas temperaturas ?
    E quas são os valores dessas ” baixas temperaturas “

  18. Francisco Schons disse:

    Sr, Edmundo Casagrande, a solução do problema de cristalização do biodiesel nas baixas temperaturas é acrescentar óleo de mamona. O biodiesel provém, na maior parte ou quase totalidade, de oleos vegetais comuns, como de soja, ou até mesmo de gordura animal. A tendência deste biodiesel é adensar no depósito e cristalizar. Não é por nada que a Petrobrás está atrás de óleo de mamona. Tanto é que o óleo de mamona é componente indispensável na navegação polar e em grandes altitudes.

  19. DOGLAS disse:

    QUERIA SABER SE O USO DO BIODIESEL AUMENTA O VOLUME DE AGUA NOS TANQUES DE DIESEL.
    POIS ALGUNS CLIENTES ME RECLAMARAM

  20. ricardo disse:

    Dos males o menor, biodiesel é sim bom para o meio ambiente, quanto a ele ter algum ponto negativo é claro que tem, afinal o que não tem, o que não podemos é deixar os exclerozados ( ambietalistas fanáticos) fazerem terror, afinal é a causa que eles defendem e se sustentam com isso. Ja quanto ao aquecimento ou resfriamento da terra é algo que iria acontecer com sem nossa presença aqui. é muito comodo falar de meio ambiente, mas nimguem desses fanáticos achou a solução para produzir alimento por exemplo sem desmatar e andar de carro sem consumir combustivel. Na verdade esse pessoal é o que mais consome pois eles na grande maioria fazem parte de uma elite desocupada , entediada a procura de uma causa para fazer barulho e se sentir útil, e como a ditadura acabou a liberdade não interessa mais agora tem que ser o meio ambiente.

  21. Alves disse:

    Vamos deixar de discutir… e responder a pergunta do Douglas ok
    O que é mais necessário no momento pra ele se existe a possibilidade de água no Biodiesel como existe no Diesel.

  22. dênis Ikeda disse:

    Mesmo em motores mais novos, ainda tem certas coisas onde o biodiesel tem uma grande desvantagem ao diesel comum, pois fui reparando que após o uso de biodiesel no veículos da empresa onde trabalho, há queixas constantes dos condutores sobre o entupimento do filtro de combustivel, devido ao uso do biodiesel.

  23. ivani disse:

    concordo com o telmo quanto ao terrorismo dos ambientalistas,porém precisamos melhorar nossa qualidade de vida, e o biodiesel é sem dúvida uma das alternativas viáveis apresentadas até o presente momento!!

  24. Raphael Rossi disse:

    Tenho informações a respeito deste assunto, que a produção do biodiesel está aumentado, que a demanda é cada vez maior, e que mais áreas serão e estão sendo plantadas também é crescente, só que, tem um detalhe, muitas pessoas falam e não sabem das novidades, o plantio da palma, de dendê, que gera uma produção 10 vezes maior que a produção de óleo vindo da soja, e que está plantando áreas, na região Norte do país, mas o que as pessoas não tem conhecimento, é que as áreas escolhidas para este plantio são aquelas utilizadas anteriormente como pastagem para gado, áreas extremamnete devastadas, onde estão sendo implantadas florestas desta palma, que sequestra 27,5 ton/ha/ano de gás carbônico. Generalizar é um problema, tomar culdado com o que se escreve é sempre muito bom…

  25. Anônimo disse:

    Telmo, você tá com problema mental ou o quê?
    Claro que o aquecimento global existe, não é a causa de águas mornas que geleiras estão derretendo, mas pelo calor emitido principalmente pelas fábricas empurrando gases poluentes para a atmosfera, Mas o que mais prejudica mesmo é o CO2.
    Você estuda Ciências, ou Burrências?
    Quem deve se ligar aqui é você, pois dá pra ver que não entende nada do assunto.
    Se não entende, nem deve falar nada sabe?
    Então, até entender melhor, e passar a estudar Ciências ao invés de Burrências, pode falar alguma coisa CERTA, pra variar.
    Muitas pessoas aqui que você esnobou, estão super certas.
    O errado aqui é você.
    ” O Aquecimento Global Não Existe ”
    O que não existe por aqui é a sua cabeça!!!
    Se liga, e cale-se, pois não tem direito de falar de ninguém ¬¬’

  26. Evandro Mesquita disse:

    deus, quem está com ploblemas da cabeça são vocês!
    são vocês não que não entendem nada do assunto
    o plante terra ja passou por uma fase assim a bilhões de anos, é um CICLO que se repete, e está acontecendo agora,
    sim temos as calotas degelando e o buraco na camada de ozônio isso é um FATO, mas que o planeta está aquecendo mas isso já aconteceu, o alarde é da parte da midia
    qualquer UM com um pouco de inteligência saberia…
    faço minha as palavras do “amigo” acima
    você não tem direito de falar de ninguém, principalmente de uma pessoa mais preparada e qualificada que você
    então faça um favor a você mesmo e estude melhor o assunto para que não tenha que se esconder dos outros comentando como anônimo, não fale o que não sabe, burros o brasil já tem aos montes, tente não acrecentar mais um número as fileiras
    e Vanessa, sim você precisa conhecer melhor o assunto, pois você está equivocada
    Grato.

  27. potter disse:

    eu ñ acho q aqcimento global e mentira.

  28. Brasilia DF disse:

    Bom, amigos. Informação é poder. Informação falsa também é poder, se vc contar uma mentira mil vezes, acaba virando verdade.
    Biodiesel é uma realidade interessante para reciclagem de óleos vegetais, mas o subproduto “glicerina” pode se tornar um problema dependendo da quantidade de biodiesel produzido no Brasil.
    Nos últimos 20 anos, o Brasil vem regredindo como país industrializado, em 1990 exportávamos 20% de produtos primários, em 2010 serão 40%. Os produtos primários são os principais agressores do meio ambiente, pois a exploração demanda grandes áreas com prejuízo ao meio ambiente. Adoro pescar e fico revoltado com o assoreamento e a poluição dos rios.
    Quanto ao aquecimento global, tem muita barela com o objetivo de ganhar dinheiro e aparecer na mídia com interesse político. Se vc se preocupa com o meio ambiente, apenas faça a sua parte. Produza menos lixo e recicle o que vc produziu.
    Simples assim!!!

  29. Nádia disse:

    Biodiesel compensará ou não? Eis a questão!! Na dúvida ande de ônibus, pegue uma carona ou dependendo do trânsito ande de bike!!

  30. Incrível como o conservadorismo impera neste Brasil. A mamona que nasce no lixo , não serve. A palma que já é natural não serve. Querem insistir no combustivel de soja que já é usado por todos na cozinha, e na cana de açucar, que degrada o meio ambiente. Porque não pesquisar e corrigir os problemas advindos do biodiesel da mamona e da palma, para não precisar desmatar e aumentar a plantaçao de cana?

  31. Rafael disse:

    Aquecimento global em decorerência das emissões de CO2 humana???? Talvez sim, talvez não só o tempo dira….. Valores aproximados da composição da atmosfera N2 – 78%; O2 – 21% = 99%; sobra 1% que é o total de todos os outros gases existetes….
    * CO2 corresponde a 0,033% deste 1%. As emissões humanas não chega a 1% das naturais. Ou seja emissão humana +- 0,00033……
    *Diminuição proposta pelo protocolo de kyoto 10% = 0,000033 do total de co2 na atmosfera.

    Para os fanaticos pelo religião do Co2 ….. o SF 6 existe em menor quantidade na atmosfera, porém é 25.000 x mais estufa que o co2 e fica na atmosfera por cerca de 3200 anos, já o co2 en torno de 100 anos.

    outro detalhe interessante pesquise sobre a relação atividade solar x aquecimento…. assista: uma verdade incoveniente, depois assista: a mentira do aquecimento global…… pare reflita.

    p.s bom os mares são compostos de água, a temperatura da terra está subindo, a água aumenta de volume quando é aquecida…. Bom mares = massas gigantes de água, então se aumentou a temperatura do oceano, logicamente aumenta o volume dos mares e logicamente este aumento de volume, que se da gradualmente em função da água ter um baixo calor específico, vai ocassionar o avanço do nivel do mar nas costas.

  32. Wilmar disse:

    Sabemos que a glicerina é um subproduto da produção do Biodiesel.
    Mas por que ela é considerada uma desvantagem p/ o combustível? E qual a solução?

  33. Norma Elena Mora disse:

    Me pueden explicar cómo el biodiesel combustiona completamente en un motor ciclo Diesel? Por lo que estudié en termodinámica la combustión completa (estequiométrica) sólo ocurre por la total oxidación del combustible a CO2 y H2O), y ello debe transcurrir en un sistema absolutamente sin pérdidas de calor, a una velocidad de reacción, temperatura y presión controladas…cómo puede ocurrir esto en un motor Diesel de un vehículo cualquiera, donde el rendimiento térmico no pasa del 30%???

  34. Paulo disse:

    O aquecimento global é ciclico, mas o ser humano pode colaborar para o aumento sim. As nevascas e o resfriamentos em muitas regiões tropicas é simplesmente porque as ondas de calor estão invadindo os polos, como a intensidade de frio nos polos são bem maior que a intensidade de calor nos tropicos as massas de ar frio se deslocam para essas regiões causando ondas de frios já mais visto. Tem muitas massas de ar frio nos polos que nunca se deslocaram de lar até quando nao existiam esse aquecimento, mas é simplesmente a troca de calor açao e reaçao quanto mais agridem os polos mais eles liberaram massas frias fortes até um dia acabar.

  35. juca disse:

    isso ta tudo errado a ONU comprova

  36. Ailton disse:

    Em relação ao biodiesel. Infelizmente existe um ponto negativo que é a vida útil deste combustível. Informações levam a crêr que uma enzima, após aproximadamente oito dias da produção, está formando um material gelatinoso e entupindo os filtros de combustível dos veículos que trabalham com unidades injetoras, isto é, todos os veículos mais novos. Será que a PETROBRAS divulgou isto.

  37. Carlos Cerasomma disse:

    O motivo desse efeito colateral não provem das matéria primas usadas na produção de biodiesel;como por exemplo o óleo de cozinha mal processado.
    Se fizermos um Brainstorm na minha opinião localizariamos o problema.
    Como diz o ditado “cortando o mal pela raiz”.

    Obs: Tenho uma empresa de processamento de óleo de cozinha com capacidade de 200t. mês entre em contato; conheça minha especificação.

    Grato.

  38. MSRIANA RODRIGUES DIAS disse:

    TUDO O W ESTA ESRITO EU ASSINO EM BAIXO…. !!!ÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ!
    EU TENHO SOMENTE 11 ^ ANOS
    ESTTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE ESSE ASSUNTO
    E SEUS COMENTTARIOS E OS AXEI MUITO UTEIS NA PESQUISA(CONTINUEM ASSIM)
    😀 S2LEITORES:::::::DDDDDDDDDDD!!!!!!!!!!!!!

  39. karlos disse:

    Em vês de criticar os biocombustíveis, por que então não iventam um combustível “perfeito”, do jeito que vocês querem???? Afinal, segundo os “discursos” de cada um, parece que todos são cientistas e receberam o Prêmio Nobel!!!!!!!!

  40. Alan Thiago disse:

    Oi, gostaria de saber se o biodiesel pode ser usado em motores mais antigos como os de F-1000 ou de D-20, ou se ele é restrito a motores mais atuais. desde ja obrigado

  41. Maria Selhorst disse:

    Faço Eng. Ambiental e acho, para não dizer que tenho certeza, que este blog não passa de um site economista, preocupado com a ascensão econômica de um país.
    Independentemente de o aquecimento global ser um mito ou não, estamos cientes de que o petróleo é um recurso finito, e que pode se tornar escasso a qualquer momento do século XXI .. Então MEU QUERIDO TELMO, e todos que se opõem à implantação do biodiesel, temos sim que começar a pensar em fontes energéticas alternativas. Caso Contrário, o que iremos usar quando o petróleo acabar ? eeeem? peido, xixi ?! Ou vcs são tão cegos pelo sistema econômico que também não acreditam que o petróleo irá acabar ? Só o que falta.. Bando de iludidos, Comam dinheiro e enfiem naquele lugar também!

  42. duda disse:

    oi
    tenho apenas 9 anos e com toda essa discussão de vcs estou a um tempão pensando;quantos anos essas pessoas tem, vcs poderiam me tirar essa duvida? Quantos anos vcs tem?

  43. Patricia disse:

    Infelizmente não me ajudou no meu trabalho de Ciência!!!!!!

  44. glauber filho disse:

    Não importa se existe ou não o aquecimento global e sim se a natureza ao nosso redor pode sobreviver ao que o homem cria que pode preujudicar a natureza (florestas,rios,lagos)

  45. thony disse:

    Olha para produção de bio nao se usa nem 10% da materia prima que temos no Brasil, essa história de vai ter que desmata é loróta as areas que temos, sobra e muita materia prima pra abastece o brasil, em vez de dar de graça pros outros paises. VAO SE INFORMA

  46. Sandra disse:

    A questão do aquecimento global devido a alta concentração de gases do efeito estufa na atmosfera é bem verídica. E o biodiesel esta sendo investigado para resolver esta problemática. Tanto que, para tentar resolver o problema da devastação de matas e do uso de água para irrigação; está sendo estudado o cultivo de algas marinhas e extração do seu óleo para a produção de biodiesel. E outra verdade, é que o biodiesel está sendo constantemente estudado para melhorar a sua qualidade, porque realmente, ele entope os bicos injetores e se cristaliza a baixas temperaturas. E não tem por onde escapar: biocombustíveis é a fonte de energia do futuro.

  47. Пинтерест – отличный способ увеличить базу подписчиков.

    My website – seo продвижение польша (http://www.slideserve.com)

Deixe o seu comentário

Login