As Desvantagens do Biodiesel

// 04 setembro 2006 // Biodiesel

Velha placa de biodiesel
Nós imaginamos que os leitores desse site já conhecem bem as vantagens do biodiesel, porém a divulgação das desvantagens raramente acontece. O que parece absolutamente compreensível, na medida em que todos estão buscando o crescimento desse biocombustível aqui no Brasil. Mas não é nosso objetivo empurrar para debaixo do tapete os problemas, assim vejamos algumas das desvantagens do biodiesel:

  • Contra a lei: Atualmente é proibido o uso de motor diesel em carros de passeio, se você está pensando em ajudar a saúde do planeta, vá com calma. Em breve essa lei não fará mais sentido.
  • Cristalização em baixas temperaturas: Em regiões de clima muito frio, a viscosidade do biodiesel aumenta bastante. Assim como o diesel, podem ocorrer formações de pequenos cristais, que se unem e impedem o bom funcionamento do motor. Porém, existem diversas precauções que podem ser tomadas para contornar este problema.
  • Emissões de NOx: De todas as partículas prejudiciais esta é a única que com biodiesel apresenta ligeiro aumento. O óxido de nitrogênio pode aumentar até 15% no uso de B100. O NOx é um grande responsável pela baixa qualidade do ar em São Paulo. A boa notícia é que com o uso de aditivos ou alteração nos motores as emissões diminuem consideravelmente.
  • Limpeza do bicos injetores: Nos motores que sempre usaram diesel, pode ocorrer, nos primeiros abastecimentos com biodiesel, a liberação de sujeiras e resíduos acumulados no tanque. Assim, é recomendada uma limpeza do tanque de combustível a troca do filtro quando iniciar o uso de biodiesel e quando completar 100 horas uma nova troca do filtro de óleo. Embora esta seja a princípio uma desvantagem, se deve ao fato das melhores características químicas do biodiesel.
  • Troca de peças: Nos motores de ciclo diesel fabricados até 2002/2003 poderá ser necessário a troca de alguns retentores da bomba injetora, pois o biodiesel é bastante agressivo sobre essas borrachas. A mudança no motor é simples e barata. Moores fabricados após esta data provavelmente não seja necessária qualquer adaptação. Para aqueles mais assustados que tem um carro antigo, não se preocupem, o código de trânsito brasileiro proíbe que os consumidores sejam obrigados a adaptarem seus veículos (e ainda vai muito tempo até o B100).
  • Somente B2 por enquanto: É relativamente fácil encontrar biodiesel nos postos brasileiros, mas somente o B2 (2% de biodiesel e 98% de diesel). O que é considerado mais um aditivo de lubricidade para o diesel que propriamente um novo combustível.
Catálogo do biodiesel 2010



98 Comentários em “As Desvantagens do Biodiesel”

  1. Joel disse:

    É UM ABSURDO A GENTE NAO PODER ADAPTAR A CARROS DE PASSEIO.
    DIZEM QUERER QUE OS BIOCOMBUSTIVEIS EXPLODAM NO BRASIL MAS AO MESMO TEMPO FREIAM BRUSCAMENTE.

  2. Fábio disse:

    O Governo Lula está explorando bem esse assunto, utilizando o Biodiesel como uma carta curinga de sua campanha.
    Porém, o mesmo só cita as vantagens. E mais, sabemos que a soja é a oleogenosa ideal ao Biodiesel, maior eficiência.

    Então, como o pequeno produtor de mamona poderá competir com o grande produtor de soja??

    Eu até acho que o Brasil poderá realmente torna-se independente na questão energégita. Mas, e a desigualdade, falta de trabalho, a luta dos pequenos com os grandes?

  3. Orlando Serrou Camy Filho disse:

    Como já foi colocado neste site, a falta de maiores informações sobre as melhores fontes e o incentivo do governo apenas para os grandes projetos de usina, são alguns dos pontos a serem resolvidos a médio prazo.

  4. larissa disse:

    é concordo sim q o biodiesel é uma carta curinga para o brasil para a substituiçõa do petroleo mas eu acho q o lula devia diminuir um pouco a sua politica q o biodiesel é o melhor pois naum é assim tambem…
    ele tem suas vantagens claro…mas tem desvantagens como todos os outros combustiveis tem.
    o lula deveria continuar sim nas suas experiencias com o biodiesel pois pode ser uma boa alternativa para o brasil que ainda possui algumas falhas a serem consertadas mas devia dar mais enfase para o alcool q ja uma realidade brasileira e ja da certo naum ficar esperando o biodiedel vingar……

  5. Rafael C disse:

    enquanto estivermos amarrado com a politica suja do país, vai levar decadas para obtivermos melhores ganhos com o biodiesel, principalmente motores com 100 % movido a bio…é lamentavel o povo brasileiro aceitar o fato de nao abaixar o preço do biodiesel….. O POVO BRASILEIRO TEM QUE COMEÇAR A AGIR PARA MUDAR OS ERROS, E NAO ACEITAR OS ERROS, lamentavelmente o BRASILEIRO É MUITO PARADO.

  6. Tarcísio Mendes da Rosa disse:

    O povo brasileiro tem que iniciar a retirada de governantes que não queiram contribuir com o pais, desta forma sim, poderemos começar a viver a tão sonhada democracia.

  7. Gilson Leite de Moura disse:

    Vamos transformar esse país num grande laboratório.Criatividade rima com liberdade.O alcool já está nas mãos dos grandes empresários.Chega pra lá deixa o homem do campo trabalhar.

  8. barriga verde disse:

    sabe o q eu acho

    eu acho é poko

  9. CLEITON disse:

    temos que salvar o MUNDO E NOIS

  10. Guilherme Lucas disse:

    O Biodiesel nao vai acabar com os problemas
    de Gas na atimosfera, mas ja e um comeco
    para diminuir esse problema.Por que o estrago que e
    feito na Natureza e irrevessivel.Agora so temos que assumir a
    responsabilidade das consequencias desses problemas que ja
    estao acontecendo.

  11. Herberth disse:

    Com certeza. O biodiesel atual não é um biocombustível, e assim o diesel convencional aditivado com uma mistura de um óleo vegetal.

  12. elpidio ciro siebeneichler jr disse:

    VOCES SABEM QUANTOS KG DE SOJA SAO NESCESÁRIOS PARA PRODUZIR UM LITRO DE BIO DIESEL !!!POR ENQUANTO OS GRANDES
    PRODUTORES DE SOJA NAO ESTAO INTERESSADOS NO NEGOCIO
    EXISTEM OUTRAS PLANTAS QUE POSSUEM UMA RELAÇAO KG LITRO
    MUITO MELHOR!!!!

  13. Cíntia disse:

    Este site me ajudou muito para um trabalho escolar de ciências!!
    Muito obrigada!!!

  14. Bernardo disse:

    estamos fazendo um projeto sobre a solidificacao do bioidesel. qualquer informacao q fale sobre a solidificacao do b2 b20 ou o ponto de nevoa vira a calhar…

  15. Nélio disse:

    Na verdade, eu não acredito que o Biodiesel será no futuro, um combustivel barato, afinal, será que a produção será suficiente? muita gente não sabe que o Diesel, é na verdade o combustível mais usado no mundo, no transporte de cargas como caminhões e trens, e em veiculos leves como Vãns e Utilitários, na agricultura é muito usado em tratores irrigações colheitadeiras e outras máquinas, na indústria é usado até mesmo em caldeiras, para produção de vapor etc.
    Enfim, o consumo é muito grande, e nem todos os paises podem produzir Biodiesel, devido as plantas que não dão produção em qualquer clima o tipo de terra, é algo errado dizer que o Brasil poderá produzir para consumo própio e para outros paises, pois hoje se pensa muito em produzir Biodiesel no futuro, e se esquecem que temos também que produzir alimentos, afinal, não viveremos de Biodiesel e nem de alcool. Eu digo que isso hoje, é um sonho de muitos Barões que só pensam em criar monopólio, e acham que isso será mais uma galinha de ovos de ouro. Não que os biocombustiveis não seja bons, mas devemos analizar também seu impacto num modo geral, como por exemplo a produção de grãos para produção de biodiesel não poderia almentar muito o preço dos alimentos no mundo, almentando ainda mais a fome no mundo? pois afinal sabemos que não temos também tanto espaço assim com fertilidade para isso, e não só isso, sabemos que no Brasil por exemplo, o governo sempre prefere criar monopólio, ao em vez de destribuir renda, é o caso hoje da cana de açucar, que está causando um grande exodo rural, pois pequenos agricultores não conseguem competir com as usinas que produzem p moagem própia, e também grandes produtores, tomando assim grande quantidade de equitares onde poderiam estar sendo produzidos alimentos.
    Volto a dizer, que não sou contra os biocombustiveis, mas esta ideia de querer abraçar o mundo, que o governo está tendo, é um sonho na minha opinião impossivel, e muitos estão acreditando nisso com grande convicção. Existem muitas outras fontes de energia, como o Hidrogênio, e até mesmo o propio ar, que foi provado na França atravez de dois engenheiros que produziram um carro movido com o mesmo, mas ai é que está a preocupação dos Barões, pois com certeza perderiam seus lucros milhonários.

  16. Tiago nascimento disse:

    O biodiesel vai ser sim de grande importância para a economia brasileira,ñ podemos so olhar as vantagens e sim as desvantagens.Com a aprovação legal do biodiesel as plantações dos vegetais vão se espandir ainda mais gerando assim a insuficiencia do solo,com isso passa a gerar um parasita que é um dos principal causador da Malária,gente esse é so uma das grandes desvantagem do biodiesel,e aí povo brasileiro o que voçês dizem?

  17. ono disse:

    nao acho que o bio seja um problema para a produção de alimentos no brasil.de acordo com uma pesquisa,são necessario usar apenas 5% de area ja desmatada para o brasil se alto sustentar.a enbrapa deveria investir numa pesquisa e desenvolver variedades de plantas com maior capacidade de produção de oleos,principalmente a soja e o dendê.

  18. Lucas disse:

    O problema do biodiesel e do bioetanol não está em areas a serem plantadas como muitos estão achando,isso o nosso pais tem de sobra, o problema esta na irrigação dessa area. A agricultura no pais é responsável por mais de 60% do desperdicio da água. Está previsto um aumento de 3 bilhões da população mundial até 2050, isso e mais o cultivo de plantas para o biocombustivel. Me diga onde vamos arranjar água para tudo isso?

  19. clebert disse:

    graças a este projeto pude compreender muitas duvidas sobre o biodiesel,entre elas a verdadeira consequencia que tem trazido para o meio ambiente.
    PARABÉNS por este trabalho,e que ele venha a crescer cada vez mais.OBRIGADO!

  20. luciano disse:

    o biodisel vai prejudica muito nosso pais por falta de area e de irrigação que é muito pouco no nosso pais;;;;;;

  21. Augusto disse:

    Sem falar que as quantidades de CO2 ou CO não serão alteradas, uma vez que o biodiesel também é um composto orgânico, portanto, efeito estufa não será reduzido com o uso desse combustível.

  22. Diego disse:

    segundo estatísticas, o biodiesel é o combustível do futuro!!
    então pq tirar o valor dele!!?? daqui a pouco até o Lula vai estar andando em um carro de passeio c biodiesel

  23. Lucas disse:

    esse site me ajuda muito nos trabalhos da faculdade
    por isso estou sempre consultando-o!!

  24. Guilherme Neitzke disse:

    O biodiesel com certeza é um combustivel ecologicamente correto so que temos que ter a consciencia que estudos mais especificos tem que ser realizados para saber realmente o seu efeito tanto na atmosfera quanto no motores (automotivos ou estacionarios) e saber da utillização de seus sub-produtos (A torta sabemos que pode ser utilizada em ração animal dependendo da cultura utilizada e das proporções não podendo causar intoxicação nos animais).

  25. gilda disse:

    Eu penso o seguinte: brasileiro tem mania de querer tudo pronto, na palma da mão. Quanto tempo Santos Dumont demorou para inventar o avião? E o computador? E outra coisa. Não se informa. Assiste jornal da Globo e acha que sabe tudo. O biodiesel é uma bandeira de vantagens para o Brasil e não é pra ontem é para amnhã. Tudo terá que ser ajustado. As pequenas propriedades produtoras terão participação sim no processo. Tem-se que ajustar a pressão internacional. O Bush já está querendo botar a mão no nosso invento. E os árabes, vocês acham que eles vão ficar de braços cruzados? Se o Lula vai ou não usar o biodiesel como bandeira política sorte dele, ao menos será com uma coisa verdadeira e útil, ao contrário de certos políticos por aí que ficam inventando dossiês que passada a campanha fazem puff! simplesmente desaparecem.
    Brasileiros: vamos ler mais textos verdadeiros e bom teor e parar de acreditar no que o fulano disse porque outro fulano disse pra ele. Isso não é fato, é FOFOCA!!

  26. Joelma disse:

    obrigada, site e comentarios ótimos para a realização de nosso trabalho da faculdade, super pertinentes, eternamente gratas.

  27. stephanie caroline disse:

    eu so tenho uma pergunta

    biodiesel:ate qponto contribui e ate q ponto prejudica o meio-ambiente?

    so isso

    falew pessoal…

  28. Thiago disse:

    valeu galera pelos comentarios que me ajudaram muito
    nos trabalhos na universidade precisamos abrir os olhos
    mesmos para os problemas que o biodiesel pode trazer
    realmente…
    claro que pode ser um ponto positivo para o brasil
    ainda é duvidoso se teremos todo o sucesso
    tanto almejado pelo população …..

    atenciosamente

    anônimo

  29. enilson disse:

    com tudo, o biodiesil ainda é umas das mais favoráveis alternativas para a diminuição do CO2( dioxido de carbono). porém, nao devemos esquecer que o mesmo possui suas desvantagens:emissões de nox na etmosfera( contribui para o baixa qualidade do ar), em locais mais frio o pode cristalizar pequenas particulas, provacando um baixo desempenho em motores dos automóveis.
    Atualmente,os combustiveis no brasil possui 2% é biodiesel e 98% é de diesel. portanto o biocombustivel é apenas um aditivado lubrificante e nao uma nova fonte energética.

  30. Glauco disse:

    Meus amigos obrigado por essas informações, pois estao me ajudando a fazer um trabalho de faculdade. So nao consegui muita coisa relacionado a economia. Se vcs puderem dar uma força, ficarei grato. Obrigado pela atenção e parabens pelo trabalho.

  31. gisele disse:

    eu acho q deveriamos pensar mais no nosso
    futuro…

  32. pepe disse:

    E a fome, a desigualdade social, o esmagamento dos pequenos produtores?!
    Mas caberá na cabeça de alguém QUEIMAR COMIDA QUANDO HÁ GENTE A MORRER À FOME?!?! Este mundo só pode estar doido!
    De que nos interessa por o carro a funcionar se se não temos força para o conduzir devido à fome?
    Sinceramente não consigo entender…

  33. bernardo mantovani disse:

    olha, estou fazendo um projeto relativo á um problema do biodiesel,estudo no 1°anodo ensino médio e o problema é, o que acontecerá com usuários de veículos movidos á disel/biodiesel que vivem em lugares com temperaturas mais baixas, quando houver acrécsimo maior de 20%,ano passado conquistei 3° lugar em uma feira de ciêcncias regional. eu gostária de saber de algum comentário sobre o meu projeto.

    pepe este seu comentário é inadequado, pois a produção de biodiesel não chega a 0,01% da produção alimenticia. este é um problema causado pelo e.u.a. que usam uma grande parte da produção alimenticia para a produção de biocombústiveis.

    atualizando a postagem do site, agorá é posível ultilízar até 20% de biodiesel em carros de passeio, e em 2012 será obrigatório um minimo de 5%.

    caso alguem tenha um laudo químico do ponto de fusão do biodiesel e diesel passem por meu e-mail. [email protected]

  34. aldair disse:

    Eu acho uma boa o surgimento desse novo conbustivel tomara que nos traga boas solusões e diminua apoluição devido ao enorme numero de veiculos.

  35. Tic'taC disse:

    Essa matéria me ajudoou pacas no trabalhoo d egeoografiiia 😀
    Só me resta agradecer ao donoo do sitee … Beeeijo :*

  36. Thiago disse:

    Primeiramente gostaria de fazer um parecer sobre os comentários. Existem opiniões sem embasamento teórico, com uma visão muito restrita e pobre do que realmente acontece em todo o processo. Infelizmente muitas pessoas tem mania de ler ou assistir somente alguns jornais ou revistas, e dessa forma não criam opinião pessoal. Acabam-se tornando massa de manobra. Além disso falta muita leitura, pois o português está cada vez mais assassinado pelas pessoas, como que vamos acreditar em alguém que não sabe escrever corretamente. A credibilidade é adquirida quando se tem uma boa leitura e por consequência uma boa escrita. A falta de argumentos também deixa a desejar em alguns comentários.

    Obrigado pela atenção. Abraços.

  37. Karlinha disse:

    Gostei muito do site me ajudou nos trabalhos de Escola

  38. francisco teixeira disse:

    Tenho uma hilux 2005,motor 3.0 ,turbo/interculer.Carbonizou aos 48.000km.Reportagem quatro/rodas(setembro 2008) mitsubishi L2000/superaquecimento e quebra no pistão teria haver com biodiesel ? Carbonização de motores hilux 2005, 3.0 também? Escrevi para revista dita séria que até o momento omitiu comentários.(Sérgio B.).A|guardo resposta.

    Teixeira 17.09.2008

  39. Leonardo disse:

    Isso aí,concordo com vc!!!!!!!

  40. nil disse:

    nao acho que o biodiesel seja tao ruim. pelo contrario, so ajuda o meio ambiente

  41. HÉVILA disse:

    O bidisel ……….
    ai galera alguém por favor
    falem como aprodução do biodisel pode afetar
    a produção de alimentos
    todos os comentarios á cima estão
    excelentes, Parabéns
    ????!!!!!

  42. Quelle disse:

    Bom Hévila, com a produção do biodiesel agricultores poderam deixar de plantar para o consumo alimentício e passarão a plantar para ser consumido na produção do biodisel, fazendo com que o preço dos alimentos aumente devido a deficiencia no mercado.

  43. Claudio borges disse:

    Qréio que temos um governo serio, e pela primeiara ves na história vindo realmente do meio do povo brasileiro propioamente dito , o povo que tem sede de trabalho que esta afastado do campo por força de politicas passadas a muito tempo,e que este goveno é realmente um homem de ideias humanistas e que preciza do apóio do povo que o elegeu, e daqueles que tem fé em DEUS e no Brasil. Tenho certeza de que este homem sofre muintas preçãoes por parte dos monopolistas, latifundiarios em fim da raça humana infectada pelo poder, e que são mais antígos do que a carroça e também como os cavalos de carroça só enchergam em uma direção e seu freio é o poder e a fortuna não encergam a destruição da propia raça e da natureza, talveis penssem até que podem evadir em uma nave, se as coisas piorarem até usar o seu cartão expréses la no outro planeta e não veem que a pobreza e a riqueza desordenada desemvolve a criminalidade desemfreiada onde os ricos se aproximão cada ves mais desta criminalidade e se tornado cadaves mais os maiores criminosos juntamente c/os politicos mesmo sem perceber mesmo sem querer . A cerca de trinta anos a tras a politica economica tomou a direção da industría e emprezas desde então o homem do campo vem morrendo as poucos vivendo humilhado sem pespectivas e perdedo a memoria de suas culturas… culturas e origem, dando lugar ao agronegocio, o agrotóxico da propio humanidade. E chegada a hora Sr. Presidente do pequeno, o verdadeiro soldado desta nação o sr. bem sabe disto vamos de uma só ves resolver dois problemas o inicio da reforma agraria(promessa de seu plano de governo) com aprodução de biodiesel (sonho deste governo p/ a agricultura familiar) . Com a plantãçao de culturas permanentes como mamona e pinhão manso estaremos quem sabe ajudando a devolver a natureza um pouco mais de oxigenio,com serteza o nordeste agradesse, com suas chuvas de intervalos longos e e nivel pluviometricos baixissimo o nordestino já entitulou a decadas passadas a mamona de “PRATA” e quem sabe se o mesmo nordestino não intitularia nos tempos de hoje o pinhão manso de “OURO” ,sou vitima do SR$cruzado e conheci uma moeda forte no sertão brasileiro a “MAMONA”, que nunca deixou o pequeno aricultor humilhado, ele trabalha todos os dias mas sempre no final da tarde trazia a capanga(bolça de lona) cheia ,e comprava na venda a vista com a sua moeda propia (a mamona). Tenho serteza Sr.Presidente como tenho serteza dos meus erros ortograficos que o Sr. sofre com a dificuldade de fazer o bem ao seu povo, mais se serve de consolo, posso lhe garantir, como diz no hino nacional que o teu povo não foge a luta e que é capas de te defender de te apoiar ,se o meu Presidente se revelar e a vos do representante verdadeiro for esaltada, levantara a furia do brasileiro, en defeza de se mesmo, e pelo bem da propia nação. Sou soldado do biodiesel pelas mãos do pequeno e medio produtor sinto que temos potencial para tanto e que o Brasil tem divercidade de clima, terras e vegetação nativa, para ser o maior produtor de biocobustiveis do mundo conta comigo LULINHA.. E chegada a hora de mexer um pouco na diferença social de gerar fundos para esta nação, de feichar a porta para os aproveitadores de tornar este pais num pais de raises forte, num povo voltado para a vida e vida familiar, esta sim é a grande vitoria social e economica de qualquer nação. DESCULPEM OS POSSIVEIS ERROS ORTOGRAFICOS.

  44. T.A.F. disse:

    Gostaria de perguntar se alguem sabe quais os produtos formados na combustao do biodiesel além do monoxido e dioxido de carbono?!!Estou fazendo um trabalho de escola e eles pedem quais os possiveis produtos toxicos gerados pelo biodiesel.A pergunta surgiu da seguinte ideia: o biodiesel é produzido a partir de oleos vegetais que possuem varios compostos alem dos fundamentais a producao do biodiesel, logo durante a sua queima haveria reacoes que liberariam esses produtos toxicos, o que desviabilizaria o biodiesel como combustivel “limpo”!!
    agradeço qualquer ajuda

  45. alisson disse:

    uma das desvantagens e deswmatação de florestas para cultivaren os produtos necessarios e outras

  46. Annandra zanchin de deus disse:

    Bem,gostaria de perguntar se o biodiesel faz mal para a natureza;pois estou elaborando um projeto sobre o biodiesel e vai que as pessoas pergutam as consequencias deste;pois meu tema é “cultura e tecnologia no meio ambiente”!

  47. FRANCIELEN GEANI DOS SANTOS disse:

    OBRIGADO POR ABRI UM ESPAÇO PARA NOS PODERMOS FAZER AS NOSSAS PESQUISAS,
    E FIQUEI MUITO GRATA POR TER SUCESSO PELA MINHA PESQUISA.

  48. Estou convencido que o BIODIESEL é combustivel de transição.Será que em 2020 estamos discutindo ainda as questões do biodiesel nacional e internacional, outras fontes energeticas estão sendo estudadas e pesquisadas com muito avanço, principalmente as de 2a. e 3a. gerações tipo utilização microbiana para produção de energia, acredito no biodiesel, mas, não devemos falar dele como coisa concluida, por favor sem emoções, né.
    Por enquanto, VIVA O BIODIESEL…

  49. Glaico disse:

    É incrível a cara de pau desses governantes que se elegem e reelegem em cima do agricultor brasileiro!Manipulam a opinião pública com números inexistentes e teorias inviáveis na prática, só almejando o voto. Por que nosso custo de produção agrícola é o maior do mundo? Por que temos que vender um produto abaixo do preço de custo? E ainda vem falar de biocombustíveis? Por que o diesel produzido no Brasil é revendido nos países vizinhos á 0.77 reais enquanto os idiotas aqui pagam 2,00 reais? E um trator que fabricado aqui custa 100,000, é revendido na Argentina por 60,000?
    sem contar insumos que custam 1000% mais baratos lá? Como vamos competir com tamanha desigualdade? Os agricultores que o ministro chamou de vigaristas , carregam o país nas costas e ainda são difamados.O biodiesel seria uma altrnativa, sim , mas com planejamentos,e ações reais e efetivas sem “modismos”.

  50. Ana disse:

    o biodiesel e um otomo plano que o govero vem descobrindo
    pode ser que tem algo a ver com a politica,mas nenhum outro governo se propos a fazer isso antes.

Deixe o seu comentário

Login