PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

[Análise] Produção de biodiesel fica abaixo do consumo


BiodieselBR - 15 mar 2008 - 21:38 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

A produção de biodiesel no primeiro mês da mistura obrigatória foi de 51,78 milhões de litros. Esse volume é superior ao mês anterior, mas não é a maior produção de biodiesel já alcançada, fica atrás dos meses de outubro (53,9 milhões de litros) e de novembro (55 milhões de litros).

Quando comparado ao consumo de biodiesel do mês de janeiro temos um déficit de 15,03 milhões de litros. Para suprir essa deficiência as empresas envolvidas no processo se valeram dos estoques acumulados em 2007.

Algumas empresas que venderam biodiesel nos últimos quatro leilões e teriam que fazer a entrega de biodiesel em janeiro não informaram a produção. Não podemos afirmar que essas empresas não produziram biodiesel, porque a ANP tem sistematicamente efetuado alterações em seus relatórios anteriores. Dessa forma é necessário aguardar para ter certeza que essas empresas não produziram biodiesel em janeiro.

De acordo com as informações divulgadas pela ANP, as empresas Binatural, Fiagril e Oleoplan que assumiram compromissos de entrega de biodiesel a partir de janeiro de 2008, vendido através do sexto e sétimo leilões, não informaram produção nos meses de dezembro e janeiro. A empresa Comanche teve as informações de sua produção alteradas, mostrando agora produção somente em dezembro. A ADM e a Bertin venderam apenas no 8º leilão e também aparecem sem produção nos meses de dezembro e janeiro. A Biocapital informou produção nos meses de dezembro e janeiro, mas muito abaixo do volume mensal que deverá entregar. A Granol e a Brasil Ecodiesel precisarão aumentar sua produção em cerca de 30% para atender dentro dos prazos os compromissos assumidos nos leilões.

A BSBios produziu no mês de janeiro mais que todo o biodiesel vendido nos leilões que deverão ser entregues até 30 de junho. Considerando a recente autorização para exportar biodiesel, é provável que a empesa estabelecida em Passo Fundo encontrou um caminho lucrativo para exportar seu biodiesel.

Produção em janeiro de 2008:
Produção de biodiesel por usina em janeiro
Fonte: ANP

Enquanto muitas usinas estão ociosas ou com produção de biodiesel reduzida por falta de mercado, outras começam a dar sinais de que não estão conseguindo vender todo o biodiesel arrematado nos leilões. Para tentar corrigir este problema o governo permitiu que até 10% do biodiesel vendido nos leilões sejam entregues por outras unidades (mantendo-se os preços acordados).

Mecanismos para que nos leilões futuros a venda seja mais dissipada entre as usinas não deve ser descartado. Medidas como essa diminuem a concentração da produção e garante um início da obrigatoriedade do B3 mais suave (cumprindo-se os requisitos de participação dos leilões).