PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

[Análise] Os problemas da Brasil Ecodiesel


BiodieselBR.com - 30 jun 2008 - 05:06 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

Não bastasse o problema da Agrenco, o setor de biodiesel está enfrentando a baixa produtividade da Brasil Ecodiesel. A empresa se comprometeu a entregar no primeiro semestre deste ano 211,9 milhões de litros de biodiesel, e até abril tinha produzido apenas 77,7 milhões.

Consciente disso, a Petrobras realizou três leilões emergenciais a partir de 23 de maio para assegurar os estoques e a mistura de biodiesel. Para participar dos leilões foram convidadas empresas das quais a Petrobras tinha confiança na entrega do biodiesel, mas essas empresas não puderam oferecer todo o biodiesel solicitado e foram comprados apenas 69 dos 100 milhões litros pretendidos.

Não foram divulgados ainda os números da produção de biodiesel dos meses de maio e junho, que encerram o semestre de preços baixos do biodiesel, mas dificilmente a Brasil Ecodiesel terá aumentado sua produção em quantidade suficiente para entregar 80% de todo o biodiesel que vendeu. A dúvida é se ela conseguirá produzir quantidade suficiente para entregar 50% do biodiesel vendido e assim continuar participando dos leilões.

Apesar dos números não terem sido divulgados, a situação nesse momento já está selada, já que estamos no final de junho e o que podia ser produzido e entregue já foi. Talvez sabendo disso que o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Arnoldo Campos fez duras declarações sobre a Brasil Ecodiesel. Depois de dizer que a empresa não está conseguindo cumprir seus contratos com a ANP e a Petrobras, sugeriu que a empresa não seria a primeira nem a última a quebrar. Depois, em nota, Arnoldo Campos declarou que a empresa está entregando regularmente sua produção de biodiesel, o que é difícil de entender tendo em vista a quantidade produzida e a quantidade vendida.

Se a Brasil Ecodiesel vier a quebrar, como sugeriu Arnoldo Campos, o programa de biodiesel sofrerá seu mais duro golpe. Por anos a Brasil Ecodiesel foi apresentada como sinônimo de biodiesel no Brasil. Atualmente a empresa tem mais de 22% da capacidade produtiva autorizada pela ANP e produziu em 2007 mais de 50% do biodiesel brasileiro. Será difícil explicar para a opinião pública que a falência da empresa não é causada pela inviabilidade do biodiesel, e sim por outros problemas comuns em todos os setores.

Existem vários caminhos para o governo tomar nessa situação, um deles é mostrar que mesmo sem a produção de uma grande empresa, o programa de biodiesel continua andando normalmente. Será preciso deixar claro que o programa é bem fundado e pode suportar deslizes e quedas sem comprometer o abastecimento do setor.

A análise desta semana continua na página:

[Análise] Problemas da Agrenco chegam em momento delicado