Análise Semanal 22.abr.08
Exemplo que atrai investimento
O governo do Rio Grande do Sul reduziu através de decreto o ICMS sobre a venda de biodiesel. A partir de agora, o biodiesel gaúcho pagará 50% menos de imposto. O ICMS foi reduzido do índice de 12% para 6% sobre o preço de venda.
Nesse momento a redução do ICMS não representa nenhuma vantagem para a usina de biodiesel. O preço do biodiesel vendido nos leilões é livre de ICMS, por isso a diminuição na alíquota desse imposto não traz aumento no lucro ou vantagem competitiva nos leilões. A vantagem aparecerá para a usina a partir do momento que ela efetuar vendas diretas às distribuidoras ou ao consumidor final.
Hoje quem ganha com a diminuição do imposto é a Petrobras, que tem que comprar o biodiesel ao preço estabelecido no leilão com os impostos. Para ela, sairá mais barato o biodiesel produzido no Rio Grande do Sul, do que em outro estado do Brasil.
A redução de ICMS pelo RS é um começo, mas o setor espera que todos os estados brasileiros passem a reduzir ou isentar o biodiesel de impostos. As administrações estaduais precisam entender que a renda produzida pela cadeia produtiva do biodiesel – do campo ao tanque de combustível– proporciona uma receita maior de impostos do que esse ICMS sobre o produto final. Os Estados que mostrarem agora um plano de longo prazo para o setor de biodiesel atrairão usinas nos próximos anos. E o Brasil deve aumentar em cerca de 50% a sua capacidade de produção de biodiesel nos próximos três anos
Petróleo x agricultura
Enquanto aumentam no mundo inteiro as críticas de que os biocombustíveis estão forçando a alta dos preços dos alimentos, no Mato Grosso os produtores estão preocupados com o aumento do custo dos fertilizantes e outros insumos para a próxima safra 2008/09. Os fertilizantes já subiram 50% em relação ao ano passado e a previsão é de que podem subir mais.
Além dos fertilizantes, os agricultores dependem de uma série de outros insumos para poder produzir. Esses insumos têm subido fortemente porque são feitos de petróleo, fazendo com que o preço da produção agrícola suba na mesma proporção.
O produtor rural quer plantar mais e melhor para aproveitar o bom preço dos grãos, e com isso precisará consumir mais insumos. E a procupação do produtor é se haverá mais dinheiro disponível nos bancos para financiarem a safra. O produtor de grãos no Brasil sempre utilizou o crédito agrícola disponível nos bancos para plantar e colher. Com o aumento do custo de produção será necessário um volume muito maior para que a safra de 2008/2009 aconteça em sua plenitude.
As mais lidas da semana
1 Nem todos gostaram do resultado do leilão de biodiesel
2 A resposta está nas algas: será que elas podem gerar a energia do futuro?
3 Mais uma vez: biocombustíveis x alimentos
4 Leilões de biodiesel agradam o mercado
5 Da semente do pinhão-manso ao biodiesel
6 Análise do resultado dos leilões de biodiesel
7 Biodiesel de mamona emperra na BA
8 Petróleo, o grande culpado
9 Alta da soja prejudica entrega de biodiesel
10 Lula chama de palpiteiro quem afirma que biocombustível reduz área de alimentos
|