PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

Análise da Semana: 20.out.08


BiodieselBR - 20 out 2008 - 16:54 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:07

Análise Semanal 20.out.08

Produção de biodiesel em agosto
Mais uma vez as usinas de biodiesel com atuação no agronegócio da soja ou com geração própria de matéria-prima foram as que mais produziram no mês de agosto. As usinas da ADM, Agropalma, Caramuru, Granol, Oleoplan e Bracol foram responsáveis pela produção de 60% do biodiesel produzido em agosto, segundo dados da ANP. As seis empresas produziram 62.080 mil litros de biodiesel para um total de 103.471 mil litros.

No mês de agosto a Brasil Ecodiesel fez a renegociação de suas dívidas e possivelmente não tenha conseguido tempo suficiente para reiniciar sua produção. Com uma produção muito aquém dos compromissos de entrega do biodiesel vendido nos leilões para entrega no terceiro trimestre, a empresa deve terminar inadimplente também para esse trimestre.

Agosto é o segundo mês seguido que a produção de biodiesel fica abaixo da demanda mensal de B3. São quase 13 milhões de litros que tiveram que sair dos estoques da Petrobras. É muito provável que no mês de setembro a produção tenha superado o consumo, já que a Brasil Ecodiesel retomou sua produção neste mês.

Produção de biodiesel em agosto


Mega usina de biodiesel no Paraná
O Estado do Paraná apareceu mais uma vez na mídia nacional com a notícia da construção de uma grande usina de biodiesel. A maior do mundo, segundo a matéria.

Com essa notícia, já são quatro anúncios nos últimos três anos de mega usinas que seriam instaladas no Paraná, e até agora nenhuma saiu do papel e os primeiros projetos já foram abandonados.

Espera-se que este se materialize. Afinal, a pujança agrícola do Paraná não se transformou ainda em realidade para o biodiesel, ao contrário dos outros estados agrícolas que já possuem grande capacidade de produção de biodiesel instalada.

O que chama a atenção nesse projeto é a ausência dos nomes dos investidores e a não divulgação do local da usina. Para uma usina com capacidade de 600 milhões de litros por ano que quer estar operando em fevereiro de 2010, essas duas incógnitas já deveriam estar definidas. Segundo a empresa, criada a pouco mais de um ano, o terreno ainda não foi adquirido e a empresa planeja inicialmente trabalhar apenas com óleo de soja degomado.

Com relação a tecnologia, as negociações estão avançadas com a alemã Lurgi, que, ao contrário das concorrentes, não produz os equipamentos no Brasil, mas importa da Alemanha.

Os outros projetos que pairavam dúvidas sobre sua viabilidade e não foram adiante, queriam trazer girassol da Ucrânia ou da Argentina. E ainda tem o projeto anunciado da Petrobras, mas que ainda não tem previsão para ser iniciado.

Esta mega usina pode ser a chance do estado deixar de ser um grande produtor de projetos para se tornar um grande produtor de biodiesel.


As mais lidas da semana

1 Paraná tem projeto de maior usina de biodiesel do mundo

2 Mega evento do governo abre inscrições nesta sexta-feira

3 Brasil vai produzir diesel de cana-de-açúcar a partir de 2010

4 O retorno das pequenas usinas regionais

5 [Charge] Grande leilão de biodiesel

6 Votorantim anuncia investimento na Amyris para biocombustíveis

7 PE: falta matéria-prima para usinas

8 Alemanha reduz meta de uso obrigatório de biodiesel para 2009

9 Análise da Semana: 13.out.08

10 Usinas indianas exportam biodiesel