Votorantim anuncia investimento na Amyris para biocombustíveis
A Votorantim Novos Negócios, braço de venture capital e private equity do grupo Votorantim, anunciou nesta terça-feira investimento na Amyris, empresa com sede na Califórnia dedicada ao desenvolvimento de novos biocombustíveis.
"Este investimento tem o objetivo de contribuir para que em 2010 a Amyris possa iniciar a comercialização de diesel produzido a partir de cana-de-açúcar", afirmaram as empresas em um comunicado conjunto. A Votorantim Novos Negócios não informou o total investido na Amyris.
Essa não é a primeira parceria que a Amyris faz com empresas brasileiras. A companhia americana já anunciou acordo com a Crystalsev e a Santelisa Vale para o desenvolvimento da primeira usina de biodiesel a partir de cana.
A tecnologia desenvolvida pela Amyris permite a produção de diesel, gasolina e querosene de aviação a partir da fermentação da sacarose presente na cana-de-açúcar, utilizando a mesma infra-estrutura usada na produção do etanol.