PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

[Análise] 2008, 2009 e as novas usinas


BiodieselBR.com - 15 dez 2008 - 16:58 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:07

Análise Semanal 15.dez.08

2008 - 2009
Apesar da crise financeira global que assola as maiores economias globais e afeta todos os países, o setor de biodiesel termina o ano podendo comemorar.

A produção nacional saiu de 402 milhões de litros em 2007 para quase de 1,2 bilhões de litros em 2008, um aumento de cerca de 200%. Isso se deve ao início da obrigatoriedade do B2 no primeiro semestre e o aumento para o B3 no segundo semestre.

No primeiro leilão de 2008 a ANP alterou a sistemática e não permitiu que as ofertas fossem cada vez menores. Essa mudança junto com o aprendizado das usinas impediu o canibalismo entre as indústrias nos leilões seguintes.

Durante o ano novas usinas iniciaram a produção e outras ampliaram sua capacidade. Neste final de 2008 a capacidade instalada chega perto dos quatro bilhões de litros. Novos projetos começam a deslanchar, entre os mais significativos estão:
Cooperbio (Cuiabá – MT) – 122.000m³ para 2009
Bionasa (Porangatu - GO) – 264.000m³ para 2009
Petrobras Premium (Pernambuco) – 300.000m³ para 2010
Brasil Bioenergia (Nova Andradina - MS) – 100.000m³ para 2010
Cbear (Irati – PR) – 600.000m³ para 2010

Somente esses cinco projetos quando concluídos irão somar quase um bilhão e meio de litros à capacidade instalada no Brasil.

Mesmo com a crise econômica ainda em estágio agudo, o setor tem boas previsões para o próximo ano. São esperadas novas normas para o Selo Combustível Social que trarão reduções nas exigências e nos percentuais de uso da matéria-prima e devem dar mais viabilidade ao programa. Essas mudanças são aguardadas há tempos pelas usinas e o governo está burocraticamente atrasando as alterações. Do jeito que está o selo serve apenas para habilitar as usinas na venda em leilões.

O setor espera ainda o aumento da mistura para B4 ou até o B5 durante o próximo ano. As usinas estão de olho nesse crescimento, pois para cada ponto percentual extra, será necessário um incremento na produção anual de pelo menos 440 milhões de litros. Esse volume de biodiesel representa, por ano, mais de um bilhão de reais em faturamento para a indústria.

A crise financeira não deverá atingir o setor diretamente em 2009 já que está garantido o mercado interno de 1,2 bilhões de litros e pode chegar a dois bilhões de litros, caso a mistura obrigatória seja elevada.

Embora 2008 tenha sido o ano da consagração do PNPB, algumas empresas tiveram problemas e continuam em dificuldades. A Brasil Ecodiesel é uma delas e nos últimos meses produziu bem menos do que seus compromissos assumidos nos leilões. A Agrenco, que está em recuperação judicial por conta das grandes dívidas decorrentes de sua atividade no agronegócio, declarou apenas produção em um mês durante o ano.


Preços: óleos vegetais
Depois dos recordes de preço alcançados no primeiro semestre de 2008, a Malásia e a Indonésia vem enfrentando problemas de altos estoques de óleo de palma (dendê). Os estoques ultrapassam os dois milhões de toneladas e o preço caiu a menos de U$ 430 por tonelada. A China que sempre foi o grande comprador desse óleo vem restringindo as compras desde a metade do ano. No primeiro semestre o preço do óleo de palma chegou a ser cotado acima de U$ 1.350 dólares por tonelada. Nesse período as usinas de biodiesel instaladas na região deixaram de produzir.

Com base nesses preços baixos agora as usinas reiniciaram a produção. Porém, encontram dificuldades para colocar seu biodiesel na Europa Já que a União Européia tem preferência por biodiesel feito com outros óleos e quer impor barreiras para biodiesel feito com óleo de soja e dendê.


Recesso
O ano vai chegando ao fim e as análises semanais se despedem de 2008 retornando dentro de 30 dias.


As mais lidas da semana

1 Empresa lança comercialmente gerador movido a glicerina

2 Petrobras de Quixadá na berlinda

3 Petrobras contesta as críticas de deputados

4 Grupo resgata 24 de fazenda de pinhão-manso no município

5 Evolução nas tecnologias de produção de biodiesel

6 Dow vai fechar 20 fábricas e demitir 5.000

7 Projeto de estudantes com óleo de cozinha é premiado

8 Preço do petróleo, um obstáculo para a energia alternativa

9 [Charge] Mais biodiesel no diesel 2

10 ANP divulga produção de biodiesel em outubro