Análise Semanal 05.nov.07
Produção de biodiesel bate recorde em setembro
A ANP informou essa semana a produção de biodiesel do mês de setembro, trazendo um novo recorde de produção, 45.031 m³. A ANP ainda corrigiu a produção informada de agosto, que passou de 37.258 m³ para 43.366 m³. Essa grande diferença deve-se a inclusão da BSBios que produziu 4.560 m³ no mês de agosto e não fora incluída no mês anterior. O restante da diferença corresponde a produção não informada da Agropalma e de atualização dos dados de três usinas da Brasil Ecodiesel: Rosário do Sul, Iraquara e Porto Nacional.
As usinas da BSBios, Usibio e da Brasil Ecodiesel de São Luiz tiveram sua produção informada pela primeira vez. A usina da BSBios e de São Luiz da Brasil Ecodiesel começaram com uma boa produção e sozinhas corresponderam a 21,96% de toda a produção de setembro.
Com a produção do mês de setembro divulgada, fecha-se o terceiro trimestre com uma produção de 243.729 m³ de biodiesel. Desse volume, 49,25% é proveniente da Brasil Ecodiesel, que produziu 120.039 m³ em todas suas fábricas durante 2007. No mês de setembro a produção da Brasil Ecodiesel correspondeu a 61,82%, um número expressivo considerando que fora um mês recorde.
Com uma produção de 45 milhões de litros em um mês, as usinas sinalizam que tem capacidade de produzir a quantidade de biodiesel necessária para o B2 em janeiro. Basta apenas que elas já tenham a matéria-prima necessária garantida e que os problemas logísticos de distribuição do biodiesel estejam todos resolvidos.

 *Valores em m³.
Óleo subindo
O óleo de soja bateu na semana passada o segundo maior preço na bolsa de Chicago. Há exatos 13 meses o óleo não para de subir na bolsa. Iniciou sua escalada em inicio de outubro de 2006 cotado na época a U$ 0,24 e nessa semana ultrapassou os U$ 0,42 centavos de dólar por libra peso. E mais, as cotações futuras da bolsa de Chicago para o ano de 2008 alcançaram na semana passada valores de até U$ 0,4375 centavos de dólar por libra peso. Somente durante o mês de outubro na bolsa de Chicago o óleo de soja aumentou 12%. Se na exportação o preço do óleo alcançou U$ 926 por tonelada, no mercado interno a sua cotação tem ultrapassado os R$ 2.200,00 por tonelada posto São Paulo, em razão da entre safra, o que corresponde a U$ 1.255. Uma diferença de 36%. Este ágio no preço do óleo no mercado interno é o reflexo da Lei Kandir que incentiva a exportação de soja em grãos.
E as cotações do óleo de soja carregam junto os demais óleos e gorduras animais. O sebo de boa qualidade posto São Paulo foi negociado na semana a R$ 1.700,00 a tonelada.
Este é o cenário de preços das principais matérias-primas para a produção de biodiesel no Brasil.
Na próxima análise falaremos sobre os resultados trimestrais da Brasil Ecodiesel que devem ser divulgados nesta quinta-feira e sobre as regras dos próximos leilões, aguardem. Enquanto isso não deixe de ler:
O que você precisa saber sobre os próximos leilões de biodiesel
Editais dos próximos leilões
Análise anterior
29 out
- Padrão para o biodiesel.
- Biodiesel de algodão em 2008.
- Leilões.
Mais análises...
As mais lidas da semana
1 Mapa das Usinas de Biodiesel 2008
2 Maior planta de MT pronta para operar em janeiro
3 Pinhão manso pode ser beneficiado em acordo entre Europa e EUA
4 ANP marca data dos leilões de biodiesel e define preço
5 Joint venture D1-BP planeja 10 mil hectares de pinhão manso no Brasil
6 Bautista Vidal: Iniciativa estratégica
7 Editais dos próximos leilões
8 Aracruz troca óleo de sua frota e planeja fábrica de biodiesel
9 O que você precisa saber sobre os próximos leilões de biodiesel
10 Biocombustíveis: a história habitual de interesses especiais e subsídios
|